15/05/2018 Por Paola Durante Outros destinos, Para curtir

Forte dos Andradas no Guarujá: história, cultura e natureza

Que tal fazer um passeio histórico, cultural e caminhar apreciando uma belíssima paisagem?

O Forte dos Andradas no Guarujá, localizado no sul da Ilha de Santo Amaro, entre as praias de Tombo e Guaiúba (no Morro do Monduba), é uma área de preservação permanente com 2,1 milhões de ecossistemas associados. Estamos falando de um amplo Parque de Mata Atlântica, rico em biodiversidade.


www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujáFotos: Paola Durante

Forte dos Andradas no Guarujá

Uma construção escavada em uma rocha, o forte surgiu em 1942, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945) em conjunto com a Fortaleza de Itaipu, para proteger a entrada do canal do Porto de Santos, onde se encontrava à época o maior porto exportador do Brasil. Foi o último forte construído no Brasil e hoje virou um museu do Exército brasileiro, com o objetivo de preservar a sua história. Como quartel, parou de funcionar nos anos 1970 e, em 1994, abiu para visitação pública.

Um detalhe importante: segundo a Comissão da Verdade de SP, durante a ditadura militar brasileira (que durou entre 1964 e 1985), o forte serviu como detenção para presos políticos.

www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujá

A visita percorre um túnel de 200 metros e dois de 50 metros que formam a letra T.

Os túneis abrigavam os soldados, a cozinha, banheiros, enfermaria, sala de comando e era onde se guardava toda a munição enviada por trilhos aéreos e elevadores.

www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujá

O “mirante do canhão” (na realidade, são 4 canhões) e o observatório que fica no alto do morro era por onde os soldados avistavam toda a barra e a protegia em caso de ataques.

Durante o caminho, você conhece a Praia do Monduba, restrita apenas à Brigada Militar:  e a Praia do Bueno, que também tem o acesso restrito. As imagens abaixo falam por si mesmas…

www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujá

www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujá

Por ali, também fica localizada a Praia de Fora, cujo acesso não é permitido, além de ser possível avistar a praia do Tombo e a praia das Astúrias. Passeio lindíssimo e recomendado pra moradores ou turistas que querem conhecer mais da Baixada Santista. 

Os visitantes, pelo jeito, curtem o local – a avaliação no Trip Advisor mostra 4 estrelas (Muito Bom) para essa verdadeira viagem no tempo cheia de contato com a natureza.

  • www.juicysantos.com.br - forte dos andradas no guarujá

Durante toda a trilha, soldados nos acompanham durante o trajeto e contam histórias sobre o lugar. Leve lanche e água (não pode ingerir bebida alcoólica!), pois a visita dura por volta de 2 horas e 30 minutos.

O passeio na Fortaleza da Barra ocorre sempre às terças, quintas, sextas, sábados e domingos às 9 e às 14 horas. Para marcar uma visita, é necessário agendar e confirmar pelo telefone (13) 3354- 2916 ou pelo e-mail [email protected] com pelo menos 3 dias de antecedência da data pretendia. Eles enviam um formulário para preenchimento, que você deverá levar no dia.

Por segurança, não há visitação em caso de mau tempo, pois o caminho é arborizado e de céu aberto.

Como chegar ao Forte dos Andradas

A atração fica na Rua Horário Barreiro, sem número, no Tombo, Guarujá.

Clique aqui para ver o mapa