01/11/2017 Por Flávia Saad Para comer e beber, Restaurantes de Santos

Os 11 anos da Graminha

O que você estava fazendo em 2006?

Eu tinha acabado de ficar noiva e estava começando em um novo emprego que me rendeu muitas alegrias e alguns cabelos brancos.

Teve Copa do Mundo na Alemanha. Nos cinemas, todo mundo fez fila pra ver Piratas do Caribe e O Código Da Vinci. Lily Allen, Franz Ferdinand, Vanessa da Mata e Ivete Sangalo dominavam as rádios e tem até um monte de músicas da época que você esqueceu que ouvia, nessa lista do Buzzfeed Brasil.

Naquele ano, Santos ganhou uma novidade que pegou a gente pelo estômago.

Vinda de São Paulo, a Graminha Pizzaria inaugurou sua primeira unidade na Rua Alexandre Herculano e conquistou, aos pouquinhos, o coração dos caiçaras.

www.juicysantos.com.br - graminha pizzaria antiga

A história é a seguinte: o restaurante já existia na Vila Madalena desde 2000 e, inclusive, tinha 2 casas em funcionamento, uma em frente à outra. Harianne Gambeta, nora da fundadora e santista, deu a ideia de abrir mais uma pizzaria por aqui.

O nome veio de um bairro de Pindamonhangaba, cidade interiorana que também deu origem ao formato inusitado que virou marca registrada das pizzas da Graminha.

www.juicysantos.com.br - graminha santos

“Vivemos muitos momentos felizes lá na Alexandre Herculano. Casais se formando, pedidos de namoro e casamento, aniversários, comemorações…”, relembra Harianne.

A inauguração aconteceu em uma véspera de feriado, no dia 14 de novembro de 2006. Ninguém esperava muito movimento, mas um golpe de sorte mudou tudo.

A equipe estava preparando os últimos detalhes antes da abertura e um rapaz que passava na rua perguntou sobre o imóvel. Era um repórter da AT Revista. A novidade saiu na publicação e, em seus primeiros fins de semana, os salões lotaram de clientes querendo conhecer a Graminha.

Mas muito da fama do restaurante veio no boca a boca.

www.juicysantos.com.br - pizzaria graminha em santos sp

Nós mesmas, aqui no Juicy Santos, publicamos sobre a melhor pizza doce de Santos em 2012 e muita gente ainda nos pergunta sobre o lugar.

Mudanças na Graminha

Cinco anos mais tarde, em 2011, por conta da especulação imobiliária, a Graminha teve que deixar a casa original da Alexandre Herculano.

Na Rua Torres Homem, o salão tem capacidade para 90 pessoas e alguns pedidos dos clientes foram atendidas. Agora a Graminha aceita cartão de débito e crédito. Além disso, alguns dos bancos de madeira rústica foram substituídos por cadeiras, pra ficar mais confortável. Mas a essência da casa continua, com as antiguidades por toda a parte e a meia-luz aconchegante.

Novos sabores também chegaram ao menu, acompanhando o sinal dos tempos, como a de queijo brie com damasco (foto).

www.juicysantos.com.br - pizza de queijo brie com damasco da graminha em santos
A pizza de Nutella entrou de vez no cardápio, para nossa alegria.

Uma coisa não muda: a massa crocante e fininha e o formato retangular da pizza.

www.juicysantos.com.br - pizza de nutella com morango

Ela vem em 2 tamanhos: estreito (15 centímetros de largura, serve bem de 2 a 3 pessoas) e largo (30 centímetros de largura, serve bem mais de 4 pessoas). O próprio pizzaiolo traz a pizza à mesa em uma chapa quente, mantendo a temperatura ideal.

As 5 pizzas mais pedidas

A pizza da Graminha já é um sucesso por si só. Só que os recheios também fazem a gente voltar de novo e de novo e de novo a esse restaurante.

www.juicysantos.com.br - pizza na graminha

E quais são os hits nas noites da casa?

1. Javali – molho de tomate, calabresa de javali, alho poró e muçarela
2. Atrás da Pedra – molho de tomate, muçarela, fatias de tomate e gorgonzola
3. Vegetariana – molho de tomate, berinjela, abobrinha, palmito, alho poró e muçarela
4. Pio – molho de tomate, muçarela, presunto, palmito e cebolinha
5. Barão – molho de tomate, muçarela, tomate seco, gorgonzola e aliche

Ganhe uma pizza broto de chocolate na Graminha

O pessoal da Graminha quer resgatar a memória da pizzaria nesses 11 anos de vida. E você pode ajudar a fazer isso.

Quem tiver fotos (digitais ou não) no restaurante ainda noo endereço da Rua Alexandre Herculano pode mandar por inbox para a página da Graminha no Facebook e vai ganhar 1 pizza broto de chocolate na compra de 1 pizza grande. Mas só vale 1 foto por pessoa e até o dia 14 de novembro.

A Graminha Pizzaria fica na Rua Torres Homem, 60, Boqueirão. Tel: (13) 3877-3046.