16/08/2017 Por Victória Silva Bares de Santos, Para comer e beber

Harmonização de cerveja de frente pro mar no Quiosque Burgman

Se a palavra harmonização te remete a vinhos, chegou a hora de deixar o conservadorismo de lado e viver novas experiências.

Temperos e receitas também podem ter um casamento perfeito com cervejas. Sim, deixe aquela cervejinha gelada que você ama te guiar em uma viagem cheia de explosões de sabores e sensações diferentes. 

E onde tem harmonização de cerveja em Santos?

A gente te conta: ali no Canal 4, exatamente no Quiosque Burgman.

www.juicysantos.com.br - quiosque burgman em santos cervejas artesanais

A combinação entre as cervejas e os pratos disponíveis no menu da casa são feitas sob a orientação da beer sommelière Regina Santucci. É só pedir ajuda que ela vai até a mesa, explica as diferenças de cada bebida e como cada uma funciona em contato com as porções disponíveis no menu.

Para quem ainda não conhece todas as opções de chopp do quiosque, indicamos a degustação orientada

“Dentro dos parâmetros de gastronomia, a gente tem os conceitos de semelhança, contraste e complementação, ou seja, as diretrizes de harmonização. Eu explico isso para os clientes dentro das nossas opções de pratos”.

Regina observa que, depois das explicações e de comprovar como funciona a harmonização entre comida e cerveja, a galera sempre volta para ensinar para os amigos.

E é exatamente isso que vamos fazer: nós provamos a harmonização de cerveja do Quiosque Burgman com os 5 pratos mais pedidos, olha só que delícia:

Batata Burgman

Degustação de cerveja em Santos (6)

Batata frita com cheddar, catupiry, mussarela gratinada, bacon e alho. Só pela foto já dá para imaginar o tamanho da delícia, né?

Pois bem, como são muitas informações diferentes de sabores, Regina indica a Lager ou a Ipa Hop para acompanhar. Por ser mais leve (4,5% de álcool), a primeira opção combina bem com todos os sabores do prato e já é mais conhecida da galera. Já a segunda pedida vem mais cítrica, bem puxada para o amargo no final. Isso faz com que a gordura seja cortada no paladar e o teor de álcool (6%) também trabalha nesse sentido.

Nossa opinião: as duas cervejas são ótimas, mas a combinação com a Ipa Hop ressaltou o sabor de cada queijo e deixou o paladar mais limpo ao fim de cada garfada, para vivermos a emoção novamente.

Buffalo Wings

Degustação de cerveja em Santos (2)

Para acompanhar as asinhas de frango apimentadas (você pode escolher o nível da pimenta) e fritas, existem duas possibilidades: realçar ou diminuir o sabor da pimenta – o que é ótimo para casais ou grupos, porque, se cada um tem uma preferência, basta pedir o tempero moderado e a bebida de acordo com o gosto.

Para realçar a pimenta, as indicações são a Cosmonauta, puxada para amêndoas, com o final mais amargo; a Casa Nova, que recebe adicional de lúpulo e, por isso, tem o sabor mais amargo; e novamente a Ipa Hop.

Já quem quer amenizar a sensação de ardência deve ir de Red. Por conta de sua base mais maltada, a cerveja vermelha tem um sabor caramelizado e ajuda a cortar a pimenta.

Nossa opinião: Nós pedimos a pimenta no nível 3. Sem a cerveja, a ardência estava perfeita, mas com as opções que realçam a sensação ficou mais forte e prolongada. Por isso, preferimos a Red, que diminuiu o tempo de ardência na boca.

Fish n’ Fries

Degustação de cerveja em Santos (3)

Esse peixe com crosta crocante chega à mesa acompanhado de fritas e maionese de limão. Uma observação da equipe Juicy Santos: estamos falando da melhor maionese da história!

Você pode o escolher a Casa Nova que é mais cítrica e vai dar um brilho ainda maior ao sabor da maionese ou a Weiss, que é mais ácida e também dá um up na maionese (de uma maneira diferente). As duas cervejas funcionam como um tempero extra do prato, complementando os sabores.

Nossa opinião: Ambas ficaram maravilhosas e foi difícil escolher. Mas, como o sabor do limão na maionese estava incrível, a primeira opção deu uma realçada maior e se tornou favorita por 0,5 de diferença!

Iscas à parmegiana

Degustação de cerveja em Santos (4)

Para consumir com a carne empanada com mussarela gratinada, molho de tomate e fritas, Regina indica a Red, que age por semelhança com o molho de tomate, e a Cosmonauta, que trabalha bem com a carne.

Nossa opinião: a Red! Não houve dúvidas nesse caso, porque conseguimos sentir todos os sabores com a primeira cerveja, enquanto a segunda destacou a carne e acabou apagando alguns temperos.

Hamburgman (incluindo opção vegana!)

Degustação de cerveja em Santos (1)

A casa trabalha com hambúrguer de carne, uma opção vegetariana e uma vegana. Pedimos a vegana, feita com soja defumada com sabor calabresa, mandioqueijo, rúcula e batata rústica. No caso vegano, a melhor cerveja é a Red; para quem for de carne, a harmonização mais tradicional é com a Ipa Hop, que vai bem com todos os sabores dos ingredientes ou as cervejas mais escuras da casa, que combinam com a caramelização da carne.

Nossa opinião: provamos a opção vegana e você, mesmo que não seja vegano, deveria fazer isso também. É maravilhoso e um dos melhores casamentos entre cerveja e prato.

Para te convencer em definitivo, outra foto:

Degustação de cerveja em Santos (7)

Vale dizer que todas as porções servem bem umas duas pessoas com fome ou três que só queiram petiscar.

Vai lá!

Ficou com vontade de combinar cerveja e comida com um visual incrível de frente pro mar? Então pode ir ao Quiosque Burgman. 

A casa funciona diariamente e é 24 horas. Você encontra a sommelière Regina Santucci por lá diariamente, das 17 às 23 horas, com exceção das terças-feiras .

O Quiosque Burgman fica próximo da mureta do canal 4 na praia, do lado do CPE.