25/10/2017 Por Victória Silva Novidades gastronômicas, Para comer e beber

2 restaurantes totalmente SECRETOS e deliciosos em Santos

Como um restaurante deve ser?

Além da cozinha impecável, a casa deve ter mesas dispostas para receber os clientes e uma fachada que chame atenção, certo? ERRADO!

Aqui em Santos, essa lógica acabou subvertida por dois restaurantes e os donos afirmam: não fazem a menor falta. Estamos falando de restaurantes secretos em Santos, sem nome na frente ou qualquer alarde para quem passa na rua.

Apenas o aroma que sai da cozinha e um jeito bem diferente de empreender.

O Juicy Santos desvenda pra você esses segredos bem-guardados.

Conheça os chefs escondidos e suas histórias.

Apartamento Clandestino

Apartamento clandestino (1)

O Apartamento Clandestino vende uns sandubas MARAVILHOSOS.

E a história começou com a falta de oportunidade que o Gabriel Pedrão, arquiteto, teve de entrar no mercado de trabalho.

Depois que saiu da faculdade e não começou a trabalhar logo de cara, ele teve que encontrar algo para fazer em seu tempo livre. Foi parar na cozinha e logo estava trabalhando em um restaurante aqui de Santos.

“Eu percebi que gostava mais de cozinhar do que de ser arquiteto. Mas, com o tempo, a falta de reconhecimento me saturou e eu pedi demissão”, lembra.

De volta à cozinha de sua casa, Gabriel começou a fazer tortas para uma amiga vender no trabalho e não demorou para começar a vende-las para alguns restaurantes de Santos. Como a renda não era suficiente e a cozinha do apartamento já tinha se tornado seu ambiente de trabalho, nasceu o Apartamento Clandestino.

“Comecei com os hambúrgueres e ninguém do prédio sabia de onde vinha o cheiro, não contei porque não sabia qual seria a reação da galera…. Tem gente que fica incomodada, né?  Com o tempo, eu falei, até por que o movimento estava grande. Aluguei um espaço e montei uma cozinha do zero”, explica.

A equipe do Juicy Santos provou o sanduba e só depois entrou em contato querendo saber da história por trás de tanto queijo, carne e sabor e só uma palavra pode definir: MARAVILHOSO.

É um hambúrguer para ninguém colocar defeito, com sabor, textura e tudo que precisa. E o melhor de tudo: valor justo! Quando falamos com o Gabriel, descobrimos que tudo é feito pela equipe do Apartamento Clandestino mesmo, não tem nada industrializado na produção.

O espaço está passando por algumas reformas e deve passar a receber os clientes em breve. Mas sem deixar de ser escondidinho.

Para ver o cardápio e pedir o seu jantar no Apartamento Clandestino, é só acessar o Facebook.

Santo Afonso Massas Artesanais

santo afono

Formado em Administração de Empresas, Gustavo Afonso sempre gostou de passar as horas vagas na cozinha. Chegou, inclusive, a organizar jantares para 200 pessoas, na igreja que frequenta e ficar a frente de TODAS as panelas.

Paralelo à carreira administrativa, ele começou a fazer massas artesanais para consumir com a esposa. O sabor agradou tanto que o casal enxergou uma oportunidade: vender as massas. O negócio começou no boca a boca, com divulgação no Facebook e WhatsApp, e BOMBOU rapidamente.

“Depois de uns 2 meses, nós começamos a pensar na possibilidade de realizar um jantar em nossa casa e convidar os amigos que ainda não tinham provado o nosso produto. A experiência foi tão bacana que resolvemos repetir a dose e os amigos foram trazendo outros amigos”, explica.

Os eventos passaram a acontecer mensalmente e, depois, a cada quinze dias. Foi aí que nasceu a Santo Afonso Massas Artesanais e a oportunidade de realizar também eventos fechados.

“Atualmente, costumamos estar com os finais de semana todos preenchidos com até 3 meses de antecedência, ora por eventos nossos, abertos ao público mediante reserva, ora por eventos fechados”.

A logística é bem simples: ele cuida das panelas e a esposa, de toda a logística do restaurante – desde as reservas, pagamentos e a organização para que o serviço aconteça com sucesso.

Os jantares são divulgados nas redes sociais e os clientes fazem a reserva. O cardápio sempre tem massas feitas de maneira artesanal e a surpresa encontrada pelos clientes: o restaurante é, na verdade, uma casa. Não há placa e você se sente entre amigos o tempo todo.

O valor é fixo e os clientes podem comer a vontade – normalmente com 5 massas a disposição, além das bebidas que já são inclusas (cerveja, refrigerante, água e limonada)

“Não planejamos a casa para ser um restaurante. Quando tem um evento, arrastamos os móveis, montamos as mesas e cadeiras. Ao final do evento, volta a ser nossa casa”.

A história começou há 1 ano e meio e os clientes ainda prova o mesmo tempero. Se você ficou curioso e quer conhecer o tempero do Santo Afonso Massas Artesanais, tem que ficar de olho no Facebook para saber quando acontece o próximo evento!

O que achou dessa onda de restaurantes secretos em Santos? Já conhece algum deles ou sabe outro endereço escondido na cidade?