14/05/2018 Por Juicy Santos Empreendedorismo

Como mudar de rumo em tempos de crise?

Em um momento de crise como esse que estamos vivendo, uma pergunta: o que nós podemos fazer para mudar o rumo dessa história?

Sabemos que o desemprego só aumenta e que muitas pessoas estão mudando de pensamento e atitude. Procurar emprego fixo e vender sua força de trabalho por uma “segurança financeira” que a carteira assinada proporciona já não é mais a única opção.

Uma solução que muitas pessoas estão encontrando é empreender e investir em suas ideias. Pequenos negócios estão aparecendo por todos os lados e apresentam algumas características em comum, como: Produção caseira, pouco investimento e baixo custo.

www.juicysantos.com.br - como mudar em tempos de crise

Enxergar as necessidades e demandas que a sociedade apresenta é uma das formas de se encontrar novas saídas para problemas antigos.

Existem dois tipos de perfis dentro desses novos negócios.

Um deles é o empreendedorismo por vocação, que é quando você decide investir em seus talentos e conhecimentos para poder gerar uma renda.

O outro é o empreendedorismo por oportunidade, que é aquele que percebe uma chance de ocupar um lugar no mercado que está em crescimento ou que possui uma grande demanda.

Mas tem algo comum aos dois.

O começo para um empreendedor é muito difícil. Abrir um negócio leva tempo e investimento. Demora um pouco para você posicionar a sua marca no mercado e conseguir uma boa carta de clientes para conseguir manter a produção, pagar os investimento e, aí sim, finalmente gerar lucro.

www.juicysantos.com.br - empreendedorismo gif

Menos trabalho e mais lucro

Algumas pessoas pensam que sendo donas de seu próprio negócio irá possibilitar que elas trabalhem menos e ganhem mais. Só que não é bem por aí.

Muitos empreendedores trabalham muito mais em seus negócio do que se trabalhassem com carteira assinada. Porque tudo no começo depende da sua produtividade e do tempo que você emprega na execução das suas ideias. Ninguém além de você pode fazer o seu sonho virar realidade.

Talvez a maior diferença em empreender seja o prazer e a satisfação de ver os resultados do seu trabalho, enxergar a sua ideia tomando forma e impactando positivamente na vida das pessoas. Isso é difícil de se ver trabalhando em uma grande empresa por exemplo, onde os processos de produção são fatiados e não se tem noção real do valor que você está gerando.

Empreender não é só abrir um negócio. O mercado pede mais!

Pense antes de começar:

  • Como eu posso fazer a diferença na sociedade?
  • O que eu posso contribuir para melhorar a vida das pessoas?
  • Qual o problema que o meu produto ou serviço vai resolver como nenhum outro?

www.juicysantos.com.br - empreendedor gif

Empreender antes de qualquer coisa é um exercício de criatividade. São as suas boas ideias que irão suprir a falta de investimento, pouca visibilidade em comparação com os seus concorrentes que já estão a mais tempo no mercado.

Existem trilhões e trilhões de possibilidades! Cabe a você escolher aquela que além de lucro lhe trará prazer e satisfação.

Então, resumimos esse papo em:

1. Vocação

  • Investir em algo que você faz como ninguém.
  • Sua maior capacidade de investimento no começo de um novo empreendimento é o tempo.
  • Tempo é um recurso não renovável!
  • E o que você faz com ele hoje pode fazer toda a diferença nos seus resultados no futuro.

2. Oportunidade

  • Encontrar problemas e enxergar possibilidades.
  • Oferecendo um serviço para resolver ou criando um produto que o faça.
  • Essa é uma grande qualidade dos empreendedores de sucesso: ir de encontro aos problemas, e acreditar que para cada um deles existe uma solução

3. Criatividade

  • Suas ideias valem ouro.
  • Você pode não ser um gênio e mesmo assim encontrar um caminho nunca antes imaginado. Criatividade não é um dom que alguns têm e outros não, trata-se apenas de uma forma de pensar diferente que foi mais estimulada ou não.
  • Se você tem vontade de pôr alguma ideia para rodar, antes de mais nada pense um pouco. Busque um conjunto de ideias e informações que possam tornar a sua ideia em uma ideia de ouro.
  • Uma ideia sensacional pode não vir a ser um negócio sensacional, mas várias boas ideias podem tornar um bom negócio em um negócio sensacional!

Minha mensagem final, em relação a crise, caminha no sentido da valorização: das nossas capacidades, das nossas ideias e das oportunidades que a vida apresenta durante a nossa caminhada.www.juicysantos.com.br - acredite em você gif

Antes de mais nada, acredite em você!

Espero que esse post te ajude de alguma forma. Não sou um especialista, só uma pessoa como você que busca novas respostas para perguntas antigas.

Se foi útil para você deixe um comentário, compartilhe e mande para seus amigos empreendedores. Se não foi útil e se você não gostou do conteúdo, por favor nos mande seu feedback. A sua mensagem pode nos ajudar a melhorar e evoluir. Sugira novos conteúdos, envie suas dúvidas com relação a economia criativa, que nós iremos fazer o possível para sanar essas dúvidas e assim poderemos aprender mais e evoluir juntos.

Não é uma questão de quem sabe mais, e sim o quanto nós sabemos em conjunto!

Gratidão e até a próxima!

Por Vinícius de Farias Nunes (Pollar), empreendedor na Mani Criações Caiçaras