Paris-Plages: um pedacinho da praia de Santos em Paris
Já pensou se fosse possível levar um pedacinho da praia de Santos pra qualquer lugar? Melhor ainda! Pra um dos lugares mais lindos e românticos do mundo: Paris! Esse é o Paris-Plages!
Desde 2002, o prefeito recém eleito Bertrand Delanoë montou praias artificiais à beira do Rio Sena. Para os parisienses, que ao contrários de nós, santistas, não têm o mar coladinho de casa, essa foi uma opção de aplacar os dias de calor e curtir o verão.
O número de visitantes cresce a cada ano, bem como a programação cultural. Em 2007 cerca de quatro milhões de pessoas passaram pelas areias do Sena para tomar sol nas espriguiçadeiras, se refrescar nos chuveirões ou assistir o pôr do sol.
Aberto de julho a agosto, o Paris-Plages é, ao meu ver, uma maneira criativa do europeu, já adepto a curtir espaços públicos e ao ar livre, poder curtir o verão, encontrar amigos e relaxar.
Uma colunista da Revista Viagem e Turismo discorda e acha a ação deprimente. Será?
Pra mim a idéia é divertida e original. Quantas pessoas não são privilegiadas como nós e por isso sentem “saudades” do praia. Alias, a praia é mais que isso, nós sabemos bem, não? Praia é encontro, é balada, é diversão, é esporte.
E você, o que achou? Onde mandaria colocar um pedacinho de Santos?