Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Dicas para viajar com bebês e crianças

As férias escolares estão chegando logo mais e isso significa que muitas famílias começam a planejar se vão ou não viajar; qual o destino; quantos dias; os pontos turísticos que precisam ser visitados… Enfim, chegou a fase deliciosa que antecede as férias.

Para mim, a diversão começa nesse momento.

Mas muita gente não concorda. Especialmente se a pessoa em questão for viajar com bebês e crianças. Isso pode ser um terror, mas só se as coisas não forem pensadas e bem organizadas. Por isso, o Juicy Santos vai te dar algumas dicas.

viajar com crianças e bebesImagem: Reprodução

Sugestões para você

Confira com a gente o que fazer antes de viajar com bebês e crianças. Arrume as malas e vá ser feliz!

Escolha da passagem

Se o meio de transporte for avião, a dica é simples: escolha voos noturnos.

Dessa maneira, os pequenos vão dormir durante a maior parte do tempo, o que vai evitar possíveis medos durante a viagem e o tédio por ter que passar horas sem fazer nada dentro do avião. Eles vão pensar que chegaram rapidinho.

Caso essa opção não seja possível, use o plano B: joguinhos, livros, revistas e brinquedos. Separe uma bolsa de mão com itens para distrair a criança: leve quebra-cabeça, bonecos e outros que façam parte do dia-a-dia da casa. Assim, eles vão se distrair e podem até pegar no sono, mesmo de dia.

Aqui vale a pena comprar um ou dois itens novos, que despertem a curiosidade da criança e a deixem concentrada por mais tempo.

Mãe, tô com fome

Essa frase é bem comum, né?

Para evitar nervoso (seu e da criança), o ideal é ter algo para quando a frase vier. Como você está conhecendo um local novo, não tem como ter certeza se vai encontrar um lugar para comer e se tem algo que a criança gosta facilmente.

Essa é uma dica de ouro para o momento de ir para o aeroporto e em viagens de carro, já que alimentos saudáveis são pouco comuns e os valores, bem salgados. Vale levar até para os adultos.

Ritmo é tudo

Respeite o ritmo das crianças.

O bebê pode ficar com fome no meio da visita ao museu que você sonhou conhecer durante toda a vida ou querer ir ao banheiro quando faltam 5 pessoas para vocês entrarem no brinquedo de fila quilométrica. É normal.

Para evitar que isso aconteça, a única saída é perguntar. Verifique se há fome, vontade de ao banheiro e TUDO que vier a mente a cada vez que vocês forem pegar uma fila ou entrar em uma atração.

E, se mesmo assim, acontecer, respire fundo e lembre-se que férias são para relaxar.

Prescrição médica

Alergias, medicações e cuidados médicos precisam ser lembrados.

Então, se você for sair do país, não esqueça de passar com o seu especialista e pedir prescrições na língua de origem do país visitado. Caso seja necessário, você vai conseguir ajuda de maneira mais rápida.

Também é importante verificar a necessidade de vacinas especificas e se elas estão em dia antes do embarque.

Mamadeira

A alimentação do bebê não é totalmente à base de leite materno? Então lembre-se que nem sempre os ingredientes que você usa no preparo da mamadeira são vendidos no seu local de destino. É importante leva-los com você.

Também embarque com fraldas, lenços umedecidos e pomada. E leve mais do que o necessário em dias comuns, porque a criança vai sair da rotina e é bom estar preparado para as possíveis respostas do organismo.

Ponto de encontro

Essa é para crianças maiores. Lembre-se de segurar a mão o tempo todo e, mesmo assim, combine um ponto de encontro, para o caso de alguém se perder. Também passe informações como o nome do hotel, número do seu telefone e outros dados que possam ajudar em um momento como esse.

Avatar
Texto por
Jornalista,