Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Bolsas Wayuu em Cartagena

Não adianta: brasileiro quando viaja sente o cartão de crédito tremer e vai atrás de boas comprinhas. Alguns anos com política de importação esquisita e impostos salgados causam aquele sentimento de “tá barato” nas viagens ao exterior.

Nem todos os destinos são repletos de pechinchas como Nova York ou Orlando – e dessa vez eu fui para um lugar que não é foco das shopaholics. Mas Cartagena guarda alguns cantinhos encantadores e alguns produtos locais muito sedutores.

A mercadoria que mais me atiçou foram as faladas e brasileiramente superfaturadas bolsas Wayuu. São LINDAS mesmo e merecedoras de toda a euforia que causaram no verão de 2014.

Sugestões para você

Comprar bolsas Wayuu em Cartagena

Essa foi uma pergunta que me fiz antes de sair do Brasil. Eu queria voltar com pelo menos uma, mas acabei me apaixonando por três delas.

Tem que procurar muito em Cartagena para achar a sua Wayuu ideal. É legal lembrar que são bolsas artesanais, feitas uma a uma e será muito difícil achar uma idêntica à outra. Garimpe, pois elas estão disponíveis em boutiques chiquérrimas e também em vendedores de rua dentro da Ciudad Amurallada.

Para a mesma bolsa a diferença de preço chega a 200%!

wayuu-bags-colombia-cartagena

As minhas eleitas!

Existem tipos diferentes de Wayuu, que são mais baratas ou mais caras de acordo com o “tamanho do ponto”. Todas as que eu comprei foram de ponto médio (foto acima), cujo preço varia de 80.000 COP a 150.000 COP.

wayuu-bags-in-cartagena

As mais caras chegam a 250.000 COP, que são as que possuem o ponto menor e a alça “integrada” ao corpo da bolsa (são exatamente as que estão na foto acima).

Geralmente as de ponto médio possuem uma gama maior de modelos e cores (bem vibrantes) e demoram de 1 a 2 dias para serem feitas. As de ponto pequeno possuem desenhos mais detalhados e chegam a demorar 15 dias para serem confeccionadas. Todas as de ponto pequeno notei que tinham cores mais discretas.

Tirei a foto acima numa noite voltando do Café Del Mar. Uma senhora estava vendendo as Wayuu de ponto pequeno a partir de 180.000 COP. Lindíssimas, mas achei meio caras!

wayuu-bags-in-cartagena-2

Já as unicolores de ponto médio são mais baratas e não fazem nada feio. Comprei uma ocre dessas e usei a viagem TODA – da praia ao restaurante as Wayuus fazem uma composição legal com muitos tipos de roupa.

Qualquer vestidinho preto fica “boho” com uma Wayuu a tiracolo. Qualquer roupa de praia fica mais estilosa com a companhia colorida de uma Wayuu. Qualquer jeans com chinelos ganha graça. E depois que eu entendi isso concordei com tanto frenesi.

O que mais assusta é o preço que elas andaram chegando no Brasil. Na primeira quinzena de março a Farm comercializou algumas Wayuus por R$ 670. Cheguei a vê-las em sites hypados por R$ 799. Alguns sites americanos chegam a pedir U$ 200 por elas.

Conclusão: se você for a Colombia é um bom negócio comprá-las por lá.

Como escolher as bolsas Wayuu

As Wayuus são resistentes e super bem acabadas. Mas vi muita variação e vou colocar aqui os critérios que usei para escolher as minhas.

  1. Existem algumas Wayuu de lã e outras de algodão. As de algodão são de melhor qualidade do que as sintéticas, mais robustas;
  2. O tipo de alça também merece atenção: todas que comprei tinham a alça grossa que é mais resistente. Existem algumas (uns 10.000 COP mais baratas) com uma alça mais fina. Eu não curti tanto pela beleza como pela resistência: prefiro as mais grossinhas;
  3. Algumas Wayuu são feitas 100% do processo artesanal. Geralmente as lojas dizem que essas peças são feitas por indígenas Sierra Nevada de Santa Marta e que demoram 2 meses para serem feitas. Todo o processo é artesanal: a produção da lã e a confecção da bolsa. São lindas, poéticas e rústicas. Mas não são coloridas…
  4. Como todo lugar turístico, pesquise, pechinche até chegar numa condição que você queira. Mas não prejudique o vendedor também, faça um bom negócio para os dois, afinal você já está pagando menos que no Brasil e é um produto artesanal, cheio de histórias para contar.

wayuu-detalhe
Detalhe da bolsa Wayuu unicolor rosa

Por fim, as duas melhores lojas que achei ficam na Calle de la Iglesia. Dê uma procurada por lá, as Wayuus ficam penduradas na porta. Entre e “mire” bastante.