6 lugares para fazer trabalho voluntário em Santos
Santos tem mais de 430 mil habitantes e muitos deles precisam de ajuda. De moradores de rua a idosos, de crianças doentes a animais abandonados, existem várias formas de ser solidário por aqui.
Não é por acaso que, na bandeira de Santos, está escrito (em latim) PATRIAM CHARITATEM ET LIBERTATEM DOCUI, que quer dizer “À Pátria, ensinei a caridade e a liberdade”.
Muitas pessoas querem colocar a mão na massa, mas não sabem por onde começar.
Por isso, nós listamos 6 lugares para fazer trabalho voluntário em Santos.
Agora não tem mais desculpa!
O grupo tem como objetivo levar brinquedos para as crianças internadas nos hospitais da cidade. O mais legal é que, além de espalhar sorrisos, ainda há um ensinamento: repassar os brinquedos.
Sempre que as voluntárias entram nos quartos com as sacolas, elas explicam “quando vocês saírem daqui, podem ver o que não usam mais e doar, para fazer a criança que ficar no seu lugar sorrir também”.
Você pode ajudar doando os brinquedos que estão largados num canto da casa. Para mais informações, acesse a página no Facebook.
Aqui o objetivo é distribuir roupas, kits de higiene, comida e sorrisos pelas ruas de Santos.
As ações acontecem mensalmente, sempre no último sábado do mês. Os voluntários se reúnem à noite e só param quando atenderam todos os moradores, depois de entregar os itens e conversar com eles.
Você pode ajudar sendo um voluntário ou fazendo doações. Itens de higiene bucal, sabonetes, papel higiênico, absorventes, agasalhos (principalmente masculinos), cobertores e alimentos prontos para consumo (como bolachas, por exemplo) são essenciais para a montagem do kit.
Interessados podem entrar em contato diretamente com a página.
3. S.O.S Só Riso
O grupo faz brincadeiras lúdicas e apresentações de teatro, além de conversar muito com as crianças hospitalizadas.
Os atendimentos são semanais e acontecem nos hospitais Santa Casa de Santos, Infantil Gonzaga, Guilherme Álvaro e Hospital Ana Costa.
Para fazer parte do grupo é preciso ficar de olho no Facebook deles, sempre que tem vaga eles avisam e fazem processo seletivo.
4. Lar Vicentino
O lar procura pessoas para conversar com os idosos residentes. Se você tem paciência e espirito jovem, é bem-vindo! Bem simples.
Se você se interessou em ser um voluntário, ligue para (13) 3466-3331. O endereço é Rua Carijós, 139, em São Vicente.
5. Projeto Albatroz
Os interessados preenchem uma ficha e tem o seu perfil trilhado. Aí, esporadicamente, o pessoal divulga a seleção de novos voluntários.
Quem entra participa de eventos, auxilia em atividades administrativas ou técnicas e apoia o trabalho de educação ambiental nos terminais de pesca e nas escolas.
Tem certificado e tudo! Para preencher a ficha, clique aqui.
6. Casa da Vó Benedita
Para que o trabalho de acolher crianças abandonadas seja feito com sucesso, a casa precisa de doações de alimentos, roupas, remédios, matérias de higiene e amor.
Para ser um voluntário, é preciso comparecer a instituição com cópia do RG, CPF e comprovante de residência, além de preencher o formulário de cadastro.
As unidades ficam na Rua Carlos Caldeira, 675 – Jd. Santa Maria; Rua Uruguai, 11 – Vila Nova ou Av. Conselheiro Nébias, 126 – Centro.
Conhece mais algum lugar? Conta pra gente aqui nos comentários 🙂