Sabia que Santos Dumont morreu na Baixada Santista?
O brasileiro que inventou o avião.
Não há quem não saiba quem foi Santos Dumont e não tenha aprendido sobre sua história. Mas, por acaso você sabia que o cara morreu aqui na região? Pois é, nós também não fazíamos ideia.
Sim, Santos Dumont morreu na Baixada Santista
Nascido no interior de Minas Gerais, Santos Dumont se mudou para a França ainda na juventude. Aos 19 anos, desembarcou no país para estudar física, mecânica e eletricidade. Ainda durante seus estudos, surgiu o interesse pelos balões.
Em resumo, construiu seis deles. Com o último, venceu o Prêmio Deutsche de La Meurth – já que conseguiu realizar o percurso de Saint Cloud à Torre Eiffel e, em seguida, retornar ao ponto de partida. Logo em seguida, cerca de três anos depois, o brasileiro construiu o 14-bis.
Também conhecido como o primeiro avião.
Veio, então, uma versão melhorada de sua invenção. O Demoiselle era mais leve e, por isso, mais rápido. Foi o modelo-base para outros aviões que surgiram a partir dali.
– Tá bom, Juicy, mas onde entra a Baixada Santista entra nessa história?
Acontece que seu projeto começou a ser utilizado para a construção de aviões que seriam utilizados em guerra. O que deixou o brasileiro desiludido. Ele, inclusive, fez pedidos para que a Liga das Nações proibisse o uso de aviões em guerras. Mas a solicitação foi recusada.
Santos Dumont de volta ao Brasil
De volta ao seu país de origem, ele travava uma luta contra a depressão. Em julho de 1932, veio passar alguns dias no Guarujá.
Nesta época, a Revolução Constitucionalista acontecia em São Paulo e vários voluntários saíram de Santos com destino à capital paulista. O pai da aviação assistiu aviões com jovens indo em caminho à morte e, o que levou a uma crise.
Tal adversidade o levou a tirar a própria vida.
Clique aqui para saber onde pedir ajuda em Santos
Ele estava hospedado no Hotel La Plage onde, atualmente, fica um shopping de mesmo nome.
De acordo com registros históricos, foi uma funerária de Santos, que ficava na Praça José Bonifácio, foi chamada para executar o serviço fúnebre de Dumont.
Se você quiser saber mais sobre vida e morte de Santos Dumont, recomendamos este texto do Aventuras na História.