Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Onde pedir ajuda psicológica em Santos

  • 4
    Shares

Vinte e três milhões.

De acordo com levantamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), esse é o número de brasileiros que precisam de ajuda psicológica. Isso significa que uma parcela considerável da população convive com problemas como depressão, ansiedade, distúrbios de atenção, hiperatividade ou dependências químicas. Porém, em torno de 80% delas não recebe qualquer tipo de tratamento.

Ao mesmo tempo, dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) apontam que o Brasil é, ainda, o oitavo país do mundo em número absoluto de suicídios. São, em média, 10 mil atentados à vida todos os anos.

Pode-se responsabilizar três fatores pela ausência da busca por ajuda especializada: preconceito, falta de informação sobre onde ir e também o autoconhecimento.

www.juicysantos.com.br - ajuda psicológica em Santos

Se você está precisando de terapia ou conhece alguém nessa situação, não tenha medo. Saiba que existem locais onde é possível encontrar esse auxílio de maneira gratuita ou com valores acessíveis em todo o Brasil. Para quem necessita de ajuda psicológica em Santos, o Juicy Santos traz uma lista de endereços que estão de portas abertas para te receber.

Ajuda psicológica em Santos

Unidades da rede especializada de Saúde Mental de Santos

Em todas as unidades, o atendimento é realizado por equipes multiprofissionais formadas por psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de enfermagem, acompanhantes terapêuticos e outros especialistas.

Caps ZNO
Rua Bulcão Viana, 880, Bom Retiro – Tel.: 3299-3824

Caps Centro
Av. Rodrigues Alves, 326, Macuco – Tel.: 3222-1217

Caps Praia
Av. Cel. Joaquim Montenegro, 329, Aparecida – Tel.: 3232-8411

Caps Vila Mathias
Av. Pinheiro Machado, 718, Marapé – Tel.: 3225-5796;

Caps Orquidário
Av. Francisco Glicério, 661, José Menino – Tel.: 3251-2094

Caps Álcool e Drogas Infanto-juvenil 24 Horas
Rua Campos Melo, 298, Encruzilhada – Tel.:  3221-8637

Caps Álcool e Drogas Adulto
Rua Silva Jardim, 354, Macuco – Tel.: 3237-2681

Para o caso de a ajuda psicológica em Santos ser para uma criança, a indicação é ir a um dos Caps especializados em atendimento infantil. Neste sentido, os endereços são:

Caps ZOI
Av. Bernardino de Campos, 617, Campo Grande – Tel.: 3271-8235

Caps ZNO
Praça Maria Coelho Lopes, 395, Santa Maria – Tel.:  3299-7901

Caps RCH
Rua Almeida de Morais, 214, Vila Mathias – Tel.:  3221-2209 ou 3221-4944

Ajuda psicológica nas universidades de Santos

Universidade Católica de Santos

Em resumo, o atendimento é feito pelos alunos da universidade sob supervisão dos professores da faculdade. Cobra-se apenas uma taxa simbólica. Se acaso for necessário, os usuários recebem encaminhamento para outros terapeutas, através do projeto Profissionais da Região (também conta com alunos da UniSantos).

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 21 horas e aos sábados, das 8h às 16 horas. Para mais informações, ligue (13) 3205-5518/3205-5555 – ramal 518.

Clínica psicológica na Unip

Entre outras coisas, a Clínica da Universidade Paulista (Unip) oferece tratamento psicológico. Por lá, o atendimento é totalmente gratuito. Para se inscrever, basta ir ao local (Av. Ana Costa, 63/65) com o RG e um comprovante de residência em mãos.

O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

Mas eu preciso de ajuda?

www.juicysantos.com.br - Ajuda psicológica em Santos

Agora que você sabe onde ir (ou indicar para um amigo) é importante acabar com aquela dúvida: será que eu preciso de ajuda? Às vezes, a busca por um auxílio profissional é adiada por pensamentos de “psicólogo é coisa de gente louca” ou então “é só uma fase, já vai passar”.

Se você tem dúvida, o conselho é: busque um profissional!

Mas, de acordo com psicólogos, existem alguns sinais dados pelo seu corpo que podem te ajudar a ter certeza:

  • Suas emoções são intensas;
  • Você passou por trauma e não consegue parar de pensar sobre;
  • Dores de cabeça ou estômago recorrentes ou baixa resistência;
  • Você usa algo para aguentar o dia a dia (bebida, drogas ou até comida);
  • Baixo rendimento;
  • Você já não se reconhece mais;
  • Seus relacionamentos estão desgastados;
  • Pessoas próximas dizem estar preocupadas com você.

+ Tenho depressão. Posso requerer aposentadoria por invalidez no INSS?

Se identificou com uma ou mais características? Então busque ajuda psicológica em Santos ou em outra cidade. Afinal, tanto a OMS quanto a ABP garantem que qualquer paciente pode ter seu quadro revertido com terapia, remédio ou a combinação dos dois.

Como funciona uma terapia?

Essa é uma dúvida bastante comum entre quem nunca fez terapia, mas também bastante difícil de responder. Isso porque cada profissional tem seu modo de atender e a forma como a terapia é feita também varia de acordo com a necessidade de cada um.

Porém, dá pra resumir dizendo que você ficará em um ambiente confortável e silencioso e conversará em particular e de maneira totalmente confidencial com o seu terapeuta. Essa matéria do BuzzFeed é bem legal e pode te ajudar e tirar várias dúvidas sobre a terapia.

Vou ler sobre o assunto

Chegou até aqui? Então você realmente tem interesse no assunto, né? Bom, os locais onde é possível encontrar ajuda psicológica em Santos já estão em suas mãos. Mas, se acaso você quiser entender mais sobre o assunto, existem conteúdos bem interessantes na internet. Mas, antes de mais nada, precisamos te lembrar: nenhum leitura substitui a ajuda de um profissional 🙂