Clique aqui e confira também nosso tema da semana

O Surf e a cidade de Santos

A cidade de Santos pode não ter as melhores ondas para se surfar, mas possui as condições ideais para fazer do surf um estilo de vida. Não por acaso, a edição 2236 da revista Veja, de 28 de setembro de 2011, apurou em uma matéria sobre a prática de esportes no Brasil, que a cidade de Santos é detentora do maior percentual de praticantes de surf por habitante do Brasil.

(Clique para acessar Veja Digital).

Pode parecer contraditório, mas não são as ondas que atraem os santistas à prática do surf. A filosofia do surf como esporte de inclusão e desenvolvimento social aproxima tanto a população do surf que fica difícil não se apaixonar pelo surf na cidade onde o esporte nasceu no Brasil.

Surfe no Emissário, em Santos

Sugestões para você

Surfista no Emissário, em Santos. Foto: Ludmilla Rossi

São inúmeros os projetos sociais que utilizam o surf como ferramenta social. Na primeira escola pública de surf do Brasil, há aulas de surf para deficientes físicos e visuais, para crianças com necessidades especiais e dificuldades educacionais, além do surf para a terceira idade, que transcende a prática do surf ao mais improvável grupo social.

Quando descrevemos a terceira idade como grupo improvável para a prática do surf não determinamos pura e simplesmente por conta da idade, mas sim pelo que o surf representava à eles anos atrás.

O surf era tido como esporte de “vagabundo” para a maioria da população antiga, mas foram os projetos sociais envolvendo o surf que aproximaram a população santista à prática do esporte. Tal fato explica o índice apurado pela Veja e comprova que o surf na cidade de Santos fora transformado de esporte radical em esporte social.

Hoje, os pais não só incentivam os filhos a freqüentarem as aulas de surf, como muitas vezes os acompanham em mais essa jornada, afinal, a cidade de Santos possui um dos maiores grupos de Pioneiros do Surf do Brasil.

Aqui, encontram-se Picuruta Salazar, maior campeão de Longboard do Brasil, Cisco Araña, primeiro surfista profissional do estado de São Paulo e outros tantos pioneiros do surf que preservam e repassam aos mais jovens a filosofia do surf que encantou a população.

By: SurfinSantos

Avatar
Texto por