Tipos de intercâmbio
O intercâmbio é, certamente, uma grande oportunidade para autoconhecimento, aprendizado ou aperfeiçoamento de um idioma, de conhecer pessoas de diferentes lugares do mundo e ser apresentado a diversas culturas.
A experiência, além de inesquecível é muitas vezes necessária, dependendo da profissão que se pretende levar. Existe, no entanto, uma enorme variedade de modalidades de intercâmbio, que se adequam às necessidades do futuro intercambista.
Conhecer os diferentes tipos de programa pode ajudar no momento de planejar a sua viagem. Então, se você busca os tipos de intercâmbio, confere a lista:
High School: É provavelmente o mais procurado. Nesta modalidade jovens de 15 a 18 anos cursam o Ensino Médio, ou parte dele, no país escolhido.
Curso de Idiomas: Com duração mínima de duas semanas e máxima de acordo com a necessidade do aluno, neste tipo de viagem o intercambista passará parte de seu dia em uma escola para estrangeiros aprendendo a língua nativa do país. Não é exigido fluência!
Work and Study: O estudante embarca com um visto que da a ele a permissão de atuar no mercado de trabalho. Parte de seu tempo será dedicada aos estudos e no outro período poderá trabalhar. As agências de intercâmbio indicam locais que estão contratando.
Au Pair: Oferecido apenas para mulheres, o programa é ideal para quem quer vivenciar o dia-a-dia das famílias do país em questão. Nele a intercambista acompanha as crianças da casa, como uma babá. Em troca, além da hospedagem é pago um salario.
Bi-Nacional: Enquanto você viaja a sua família recebe um intercambista.
Voluntariado: Além de conhecer um novo país e aprender um idioma, o estudante irá ajudar uma comunidade necessitada por intermédio de ONGs.
Parceria entre universidades: Algumas faculdades mantem parcerias com universidades no exterior. Apesar disso, a forma mais eficaz de cursar uma graduação fora é por meio do programa Ciências sem Fronteiras, criado pelo governo, que garante curso, moradia e alimentação.
De férias: Trata-se basicamente de uma viagem em grupo em que o destino escolhido será explorado.
Além destas modalidades, existe ainda a possibilidade de fazer estágio, programa de trainee ou trabalhar no exterior. Porém tais modalidades não são disponíveis em agências de intercâmbio, ou seja, é preciso negociar diretamente com a empresa.