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MICE Zero Treze: Santos ganha agência para promover a cidade fora de Santos

MICE é uma sigla em inglês que significa “Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions”. Traduzindo, estamos falando de Reuniões, Incentivo, Conferências e Exibições, uma importante estratégia para cidades que querem crescer em turismo de negócios e oxigenar sua economia.

Em janeiro de 2025 Santos ganhou um novo empreendimento ligado ao tema. É a MICE Zero Treze, fundada por Mariana Esteves. Desde 2010, Mariana atua na área de eventos e incentivos, tendo trabalhado anteriormente na Ambiental Turismo, como head de projetos e na Voll como especialista em eventos. Como muitos jovens, Mariana foi obrigada a sair de Santos em busca de melhores oportuvidades profissionais. Se mudou para São Paulo em 2000, para estudar turismo na Anhembi Morumbi. Como muitos jovens, acabou construindo sua carreira por lá.

Mariana Esteves da Mice Zero TrezeMariana Esteves, fundadora da MICE Zero Treze

Mas, algumas décadas depois, Mariana e já com a bagagem mais recheada de experiências no setor, ela identificou o potencial de Santos como destino para Convenções de vendas, lançamentos de produtos, reuniões de grandes líderes, pequenos e médios eventos. Ela acredita que a Santos tem muitos diferenciais estratégicos e um potencial de atrair grandes eventos para cá, gerando uma experiência fantástica para negócios e economia para grandes empresas.

MICE na prática

Além de seu significado descrito no início do texto, MICE é explicado como um importante setor do turismo de negócios, abrangendo viagens para participação em congressos, conferências, exposições, viagens de incentivo, eventos e viagens corporativas. Muitos países reconhecem a importância do MICE para o desenvolvimento turístico e influenciam sua organização e promoção. Em resumo, MICE é uma estratégico de negócios para países, estados e cidades.

O setor é crucial para estender a temporada turística, aumentar a atratividade dos destinos e gerar significativos efeitos econômicos através do turismo de negócios. Os dados impressionam: conferências internacionais com 1.000 participantes podem gerar 1 milhão de euros de receita. Em 2018, com dados anteriores à pandemia, a Europa detinha a maior porcentagem de reuniões de congressos (57%), seguida pela Ásia/Australásia/Pacífico (21%) e EUA/Canadá (11%). A duração média dos congressos era de 3,9 dias, com um consumo médio por delegado de cerca de 2.000 dólares e uma taxa de inscrição média de 526 dólares.

Muito além dos negócios

Os destinos com uma boa estratégia de MICE possui muitos efeitos colaterais positivos, que vão da extensão da estadia de turistas de negócios. Em alguns casos, acontece o companhamento de parceiros e famílias, que participam de atividades turísticas paralelas na cidade. É possível planejar atividades turísticas integradas aos eventos, fomentando networking e criando promotores para o destino. Vale lembrar que esses turistas e suas famílias são diferentes do turista de final de semana: eles tem um maior poder de gastos, resultando em maiores benefícios econômicos e retorno sobre o investimento em infraestrutura e marketing.

Além dos benefícios econômicos, o MICE pode promover a identidade nacional, o pertencimento e repertório turístico, com um impacto ambiental relativamente menor que o turismo de massa, embora possa causar problemas localizados como tráfego e superlotação. Em alguns casos, pode promover a gentrificação a longo prazo, quando atinge seu potencial máximo. Mas aqui em Santos ainda estamos longe do cenário de sermos referência em turismo de negócios, ou seja, há um grande potencial a ser explorado, segundo Mariana.

Santos no radar com a MICE Zero Treze

É de grande importância para uma cidade como Santos ter uma estratégia de MICE consolidada por diversos atores e motivações. Nos últimos anos a cidade ganhou novos espaços de eventos, como o Santos Convention Center e o próprio Juicyhub.

Espaço de eventos Juicyhub
O turismo de negócios, do qual o MICE faz parte, atende a um segmento de mercado de alta qualidade, alto custo e, portanto, alto rendimento. O maior poder de compra dos turistas de negócios significa maiores benefícios econômicos para Santos e região como o destino anfitrião – e um maior retorno sobre o investimento. Além disso, conferências e viagens de negócios ocorrem ao longo do ano, levando à criação e retenção de empregos permanentes, em contraste com os empregos temporários do turismo de lazer, que como sabemos, aqui em Santos acontecem no verão e durante a temporada de cruzeiros, que tornam a cidade mais agitada entre novembro e abril.

O desenvolvimento do MICE em Santos pode impulsionar as atividades turísticas da cidade de várias maneiras:

  1. Extensão da estadia dos turistas de negócios, mostrando-lhes as partes mais atraentes da cidade, com a esperança de que muitos prolonguem sua visita.
  2. Um visitante de negócios que tem uma boa impressão do destino se torna um “embaixador não remunerado” de Santos
  3. Os efeitos econômicos do turismo de negócios são mensuráveis financeiramente e em termos de quantidade.
  4. Uma estratégia de MICE consolidada ajuda a tornar o destino independente em relação à sazonalidade turística. Os organizadores de eventos sempre procurarão garantir o sucesso de seus eventos, e uma maneira de alcançar isso é proporcionar aos delegados uma experiência agradável e positiva do destino.
  5. MICE é uma estratégia para Santos, mas que gera impacto direto na economia estadual e até nacional.

Em suma, uma estratégia de MICE bem definida para Santos pode trazer benefícios econômicos significativos, incluindo aumento da receita, criação de empregos, extensão da temporada turística e maior retorno sobre investimentos. Além disso, pode promover a cidade como um destino atraente para eventos de negócios, gerando impactos positivos duradouros em sua economia e imagem.

Desejamos toda a sorte à iniciativas como a MICE Zero Treze e outras que poderão surgir. Definitivamente o potencial de Santos nesse setor é muito maior do que o que estamos enxergando atualmente.

Ludmilla Rossi
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