Exposição aMar conecta arte e preservação dos oceanos
A natureza sensível e a defesa dos oceanos estarão em foco na Pinacoteca Benedicto Calixto, em Santos, na exposição aMar, de Rodrigo Thomé.
De 10 de junho a 27 de julho, o fotógrafo e ativista convida o público a uma reflexão profunda sobre a relação ancestral e frágil entre humanidade e oceano.
Segundo relatório da UNESCO, 40% da população mundial vive em áreas costeiras, evidenciando a profunda ligação humana com o mar. E aMar tem tudo a ver com este vínculo.
Reconecte-se com o mar
Thomé, que tem uma carreira engajada na defesa dos mares, utiliza a fotografia como uma ferramenta de ativação da memória e da conscientização. Desde 1997, atua como instrutor de mergulho. Ao longo da última década, apresentou e dirigiu séries e especiais exibidos em canais como OFF, Globo e Globoplay, tornando-se voz ativa nas pautas da conservação marinha.
Suas imagens não apenas capturam a estética sublime do mundo subaquático, mas também narram a história de um ambiente sob crescente ameaça pela atividade humana. Portanto, a exposição, ao ilustrar a beleza e a fragilidade dos biomas marinhos, serve como um lembrete da urgência em adotar medidas mais sustentáveis.
Aqui tem mais eventos em Santos e região
Cada peça na mostra é um convite para rever nossas interações com o oceano. Thomé escolheu usar tinta mineral e papel reciclado para a impressão das imagens. E as obras buscam tocar o público, transportando-o sob a superfície marinha para um mundo muitas vezes ignorado, mas essencial para nossa subsistência e riqueza biológica.
Com entrada franca, a exposição oferece a oportunidade perfeita para santistas e visitantes pensarem sobre essas questões.
A curadoria é de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho e diretoria executiva de Antonio Carlos Cavalcanti e Leila Gazzaneo.
aMar integra a terceira edição do projeto Arte na Pinacoteca e conta com a realização do Ministério da Cultura, patrocínio da Ecovias, Instituto Rumo, Rumo, Brasil Terminal Portuário (BTP), MSC, Medlog e G. PIEROTTI, iniciativa da Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto e cooperação da UNESCO.
Visite a exposição aMar
A Pinacoteca Benedicto Calixto fica na Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão. Funciona de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.