Descontos de até 70% nos shoppings de Santos no Dia Livre de Impostos
Você sabia que 43% do valor do eletrônico que compra na loja é composto de impostos? E que, em produtos de maquiagem, essa porcentagem sobe para 58%? Sim, isso ajuda a explicar o porquê de o batom importado que você ama custar menos na gringa do que no Brasil.
Por um dia no ano, o consumidor brasileiro vai poder se livrar dos impostos. E, pela primeira vez, teremos descontos descontos nos shoppings de Santos no Dia Livre de Impostos nesta quinta-feira.
Isso porque 2019 marca a primeira participação maciça de comércios da cidade na ação nacional.
Segundo Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que organiza a mobilização, os descontos vão de 10% a 70%, dependendo do produto. As ofertas terão uma tag de preço indicando “preço com imposto” e “preço sem imposto”.
Até 70% off nos shoppings de Santos no Dia Livre de Impostos
Dois entre os shoppings em Santos e região já anunciaram a adesão: o Balneário e o Praiamar.
Inédita na Baixada Santista, a iniciativa retira a porcentagem de impostos inseridas em produtos selecionados por apenas um dia, em 30 de maio. O objetivo é conscientizar a população sobre a carga tributária.
Dia Livre de Impostos no Shopping Parque Balneário
Mais de 40 lojas darão desconto em itens selecionados nesta quinta-feira, de acordo com a porcentagem de impostos pagos em cada um deles.
E os clientes também pagarão 16% a menos pelo estacionamento. Além disso, vão encontrar nos corredores o mascote Impostossauro.
O Shopping Parque Balneário fica na Av. Ana Costa, 549, Gonzaga.
Dia Livre de Impostos no Praiamar Shopping
Já no Praiamar, 30 lojas já anunciaram que vão apoiar a causa.
O público vai encontrar o abatimento do imposto em estabelecimentos como Hering Kids, Alome, Tip Top, Puket, Quiksilver, Andisport, Scala, Doctor Feet e até mesmo na praça de alimentação, como na Liliana Pasta & Pizza.
O Praiamar Shopping fica na Rua Alexandre Martins, 80, Aparecida.
Impostos no Brasil
No Brasil, desde o início de 2019 até o atual momento, foram arrecadados em impostos mais de R$ 988 bilhões, segundo informações do Impostômetro. Este valor corresponde a, aproximadamente, 1.574.560 apartamentos de luxo, com 110 m², no bairro do Morumbi, em São Paulo.
O brasileiro trabalha cerca de 153 dias do ano, o equivalente a 5 meses, apenas para pagar os impostos.
Conforme dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. Mas está em última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
A ação pretende mostrar como a alta tributação afeta o poder de compra. Altos tributos sem destinação e retorno impactam de forma negativa a nossa vida. E tornam os produtos mais caros, gerando uma queda nas vendas do varejo e menos contratações. Com o desemprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante. Vale lembrar que o intuito não é a sonegação, pois nesse dia o empresário arca com os tributos, para não ser repassado aos consumidores.
Em todo o país, mais de 10 mil lojas e 45 shoppings, além de postos de gasolina, devem aderir à retirada da aliquota de impostos.