Campanha de arrecadação de lixo eletrônico da Settaport
Você deve ter celular, computador e um monte de outros objetos eletrônicos parados em casa depois de terem ficado obsoletos ou quebrados.
Por incrível que pareça, muita gente ainda não sabe que esses resíduos não podem ser jogados no lixo normal. E também ninguém quer ficar com esse lixo ocupando espaço, né?
Segundo um documento da ONU, chamado Gestão Sustentável de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos na América Latina, o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico em 2014.
Quando jogado fora de maneira incorreta, os eletrônicos podem trazer muitos riscos por conta dos metais tóxicos em sua composição. Esses materiais geram, ainda, um ciclo de contaminação do solo e do lençol freático, chegando ao consumidor final pela água.
A Settaport é, atualmente, o único centro de reciclagem de lixo eletrônico da Baixada Santista e um dos poucos do Brasil. Desde 2011, a empresa recebe os dejetos dessa categoria para o reaproveitamento e destinações corretos, dentro das normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, do Governo Federal.
Leia também
Onde descartar lixo eletrônico em Santos
Onde descartar remédios em Santos
Onde descartar lâmpadas usadas em Santos
Pessoas físicas ou empresas podem levar os equipamentos usados para avaliação, aproveitamento ou desmontagem.
O que pode ser descartado:
– Monitores de Computadores
– Telefones celulares e baterias
– Computadores
– Televisores
– Câmeras Fotográficas
– Impressoras
A intenção é que pessoas e empresas doem equipamentos usados até o centro de reciclagem onde haverá avaliação desse material para o aproveitamento ou possível desmontagem.
O centro de coleta fica na Av. Conselheiro Nébias, 85, Paquetá. Para mais informações: (13) 3221-2546 ou pelo e-mail: [email protected].
By: Camilla