Entrevista com Gabi Cartaxo do blog Make Pop
Ninguém nasce sabendo se maquiar. Nós somos iniciadas nessa arte lá pelos 5 anos de idade, quando roubamos o estojo de maquiagens da mãe ou da tia e rabiscamos a cara toda. Mas, depois da pré-adolescência, espera-se que consigamos fazer algo menos conceitual do que essas pinturas expressionistas.
E é por isso que a internet é uma maravilha. Quem não descobre sozinha as melhores maneiras de dar mais vida ao rosto encontra muita gente disposta a ensinar de graça os melhores truques.
Uma dessas pessoas ótimas que dá valiosas dicas de make up é a Gabriella Cartaxo, jornalista e autora do blog Make Pop. Conheci a Gabi no ano passado e pouco tempo depois saímos para fazer uma matéria de beleza juntas. Ela começou a conversar com a maquiadora e eu fiquei até muda! A garota manja muito do assunto e tem olho clínico para detalhes que muitas vezes a gente nem percebe.
O blog é o trabalho dela (um deles) e lá ela dá várias dicas de beleza e faz tutoriais de maquiagem em fotos. Super vale passar no Make Pop e assinar os feeds.
Sempre simpática e disposta a conversar, ela bateu um papo com a gente e contou sobre o Make Pop, necessaires de viagem e produtos novos que ela está amando.
Hoje o seu trabalho é só o Make Pop?
Boa parte do que eu ganho vem do makepop e é uma das coisas que mais gosto de fazer. Paralelamente a isso sou jornalista freelancer e trabalho sempre para revistas femininas da editora Abril e Globo, além de outros sites.
Como foi a sua trajetória profissional até chegar nesse estágio?
Eu fui repórter de beleza da revista Capricho durante 2 anos e meio e editora de beleza da revista Loveteen. Depois disso virei repórter freelancer e comecei a colaborar com várias revistas femininas da Abril e Globo. No meio do caminho me veio a vontade de criar um blog e deu super certo!
E o amor pela maquiagem, começou quando?
Desde pequena, quando eu roubava os produtos da minha mae e brincava com as minhas amigas de maquiar, hahaha! Mas o gosto mesmo, como trabalho, veio na Capricho, junto com a Manuela Aquino, minha editora querida com quem aprendi tudo sobre beleza.
Como você aprendeu a fazer maquiagens?
Aprendi sozinha. Na Capricho eu acompanhava todos os ensaios e os maquiadores praticamente me davam uma aulinha particular. De tanto olhar as técnicas, passei a fazer meus makes sozinha mesmo.
Quais produtos não podem faltar na necessaire de ninguém?
Na minha, pelo menos, não falta máscara para cílios preta, corretivo e blush. Com eles, você já fica com um ar de saúde.
Tem algum produto que você descobriu recentemente e recomenda pra todo mundo?
Água termal, da Àvene. Eu não vivo mais sem. Ela hidrata, deixa a pele com viço e refresca como ninguém. Um truque é passar depois da base e pó. O make dura muito mais.
Que make você viu recentemente que te deixou apaixonada?
Do Marc Jacobs, na NYFW. Suave, fresquinho e simples… Aqui no Brasil amei a beleza da Maria Bonita Extra, inpirada no balé. Eu sou meio viciada em maquiagens assim, mais angelicais.
Você parece gostar de viajar. Qual foi a sua viagem mais marcante? A última, pro Egito?
(A Gabriella chegou no Egito dia 24 de janeiro. No dia 25 os protestos começaram, e a praça principal era praticamente debaixo da janela do quarto do hotel)
Sem dúvida. Além das minhas aventuras na guerra (hahaha) o Egito é um país que encanta mesmo. O Cairo, as pirâmides, o templo… cada vez que você conhece cada lugar dá aquele geladinho na barriga, sabe? Nunca senti isso em nenhum lugar do mundo… E olha que já viajei bastante!
Eu gosto de escolher produtos multifuncionais ou miniaturas para viajar. Exemplo: base que tenha protetor solar, blush cremoso que pode ser usado como batom, duo de máscara e delineador… Eu acho que carregar tudo para viajar não esta com nada… fora que acabo comprando muita coisa no duty.
Procuro deixar em um local que não bata muita luz… Pincel eu guardo fora do banheiro, porque o vapor do banho acaba estragando as cerdas.
E na hora de fazer as malas, quais são os critérios para escolher quais produtos vão com você?
Quais são os cuidados que você toma para armazenar as maquiagens?
A Água Termal da Àvene pode ser encontrada na Drogasil e na Droga Raia.