Gabriel Davi Pierin lança livro sobre único sobrevivente brasileiro do Holocausto

São muitas as histórias dentro da História.

Uma delas, a de Andor Stern, acaba de virar livro, escrito pelo santista Gabriel Davi Pierin.

  andor2

Uma Estrela na Escuridão (Ateliê de Palavras) conta a trajetória de Stern, hoje com 87 anos, o único brasileiro que sobreviveu ao Holocausto.

Ele nasceu aqui, mas morava na Hungria durante a Segunda Guerra Mundial. O então adolescente foi preso pelos nazistas e passou pelo campo de concentração de Auschwitz.

O lançamento será neste sábado (17 de outubro), às 17 horas, na Estação da Cidadania (Av. Ana Costa, 340), em Santos. Além do lançamento, haverá bate-papo com o próprio Andor Stern, no mini-auditório da Estação.

andor

Pesquisa

Por 2 anos, Pierin trabalhou no livro, que foi publicado a tempo de celebrar os 70 anos do fim do conflito.

Ele e Andor viajaram por seis países da Europa para pesquisas e entrevistas, no ano passado.

O livro mistura duas formas narrativas. Em terceira pessoa, Gabriel detalha o contexto histórico da Segunda Guerra Mundial. Em primeira pessoa, Andor relata a realidade da guerra: a fome no campo, a morte de amigos, a perda de familiares, a violência diária, o medo nos vagões antes da liberdade, a busca por parentes na Hungria depois da Guerra e a viagem de volta ao Brasil.

andor1

Atualmente, Andor Stern reside em São Paulo, onde ainda trabalha, e realiza palestras pelo país para compartilhar suas experiências e falar sobre respeito e tolerância ao outro.

Gabriel Davi Pierin é formado em História pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), além de Administração de Empresas pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). É autor de outros dois livros: “Santos Foot-ball Club: o Nascimento de um Gigante” e “Uma Escola para a Vida”.