Turismo em Santos: recordes e atrações mais visitadas em 2025
Para quem não gosta de turista, sinto muito, pois 2025 foi um ano especial para o turismo na cidade de Santos. Durante todo o ano, os equipamentos turísticos da cidade registraram impressionantes 1.456.979 visitantes, consolidando a cidade como um dos principais destinos do litoral paulista.

Foto: Prefeitura de Santos
Recordes históricos nas festas de fim de ano
Durante as festas de Natal e Ano Novo, Santos alcançou um marco histórico: foram 1.133.900 turistas, o maior número dos últimos 10 anos. Esse resultado representa um crescimento de 17,51% em relação ao ano anterior, quando a cidade recebeu 964.965 visitantes.
A rede hoteleira também comemorou: a ocupação média no período foi de 71%, um aumento de 7% em relação a 2024. O pico aconteceu na virada do ano, entre os dias 31 e 1º, quando a taxa de ocupação atingiu 82%. Além disso, o Porto de Santos recebeu sete navios de cruzeiro, trazendo 9.964 passageiros.
“Santos vive um momento muito positivo, construído com planejamento, cuidado com a Cidade e, principalmente, com as pessoas. O turismo vai muito além dos números: ele gera trabalho, renda, fortalece o sentimento de pertencimento e aproxima moradores e visitantes da nossa história e da nossa identidade”, afirmou o prefeito Rogério Santos.
As atrações mais visitadas de 2025
Conheça os equipamentos turísticos que mais atraíram visitantes ao longo do ano:
1. Museu do Café: 536.963 visitantes

O grande campeão de público fica no palácio da antiga Bolsa Oficial do Café, construída em 1917. A primeira coisa que você vai encontrar, antes mesmo de entrar, é uma arquitetura rica em detalhes e lindíssima.
No interior do museu, vários objetos, documentos e apresentações audiovisuais contam a história do café no Brasil e no mundo. Tem, inclusive, pequenas mudas de café para os visitantes entenderem a diferença entre os grãos. Também é possível conhecer o salão do pregão e ver obras de Benedicto Calixto e muito mais no acervo do museu.
Além das exposições fixas, sempre rolam itinerâncias por lá. Neste ano, por exemplo, o Museu da Língua Portuguesa aportou ali e bombou de visitas. Antes de ir embora, claro, um cafezinho na cafeteria do museu fecha o passeio com chave de ouro.
Onde: Rua Quinze de Novembro, 95, Centro Histórico
2. Aquário de Santos: 211.396 visitantes

O equipamento faz parte da história de Santos há mais de 70 anos. São 150 espécies de vida marinha e cerca de 4 mil bichinhos. Em resumo, todos vivem em aquários projetados para imitar seus habitats naturais e com água captada diretamente do mar.
Durante a visita, você vai encontrar, por exemplo, leão-marinho, cavalo-marinho, pinguins de magalhães, tartaruga marinha e tubarões-lixa. Além de observar os peixes, é possível viver uma experiência sensorial em um tanque de toque.
Onde: Praça Vereador Luiz La Scala, sem número, Ponta da Praia Obs: Atualmente, o aquário está em reforma
3. Museu Pelé: 197.002 visitantes (recorde histórico!)

O Museu Pelé bateu o recorde de público desde a inauguração, em 2014. Os 197.002 visitantes representam um crescimento impressionante de 130% em relação ao recorde anterior, registrado em 2023 (85.395 visitantes).
Instalado nos antigos Casarões do Valongo (reconstruídos), o museu apresenta a trajetória do Rei Pelé com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus. Além disso, você vai ver muitos outros itens do acervo pessoal do “atleta do século XX”, além de áudios, filmes, fotos e textos sobre a história de Pelé.
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo
Valor: Gratuito
Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h30
4. Linha Turística do Bonde: 122.439 passageiros
Uma viagem no tempo e pelos 40 pontos de interesse histórico e cultural da cidade. Nossa dica: faça o passeio de bonde em Santos assim que chegar ao Centro Histórico. Assim, você vai entender o bairro e os locais que mais te interessam. Em seguida, basta voltar para conhecer melhor.
O passeio dura em torno de 40 minutos e passa por pontos como a Praça Mauá e Casa da Frontaria Azulejada. Vale dizer que são veículos originais e que os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época, para deixar o passeio ainda mais vintage.
Onde: Largo Marquês de Monte Alegre, 2, Valongo
5. Orquidário Municipal: 120.761 visitantes
Um lugar pra descansar, respirar ar puro, entrar em contato com a natureza e se encantar. Mas essa não é a parte mais legal. Isso porque, além de orquídeas, também vivem neste espaço cerca de 500 animais de 70 espécies diferentes. E muitos deles ficam soltos! Entre eles estão, por exemplo, jabutis, capivaras e o famoso pavão.
Também é possível chegar bem perto das aves e insetos no Viveiro de Visitação Interna, na Trilha do Mel e no Jardim Sensorial. No fim do parque, um playground bacana faz a alegria das crianças.
Onde: Praça Washington, sem número, José Menino
6. Memorial das Conquistas: 73.685 visitantes
Um passeio pela história do Santos F.C e de todo o futebol. Escolha o roteiro completo, pois nele você vai conhecer áreas como a sala de imprensa e o vestiário dos jogadores – que, inclusive, tem o armário do Pelé trancado e o mistério de o que fica lá dentro.
Também neste passeio você conhece a sala dos troféus e vai até o gramado da Vila Belmiro. É bem legal e emocionante, mesmo para torcedores de outros times. As conquistas do time feminino também fazem parte da visita, o que é surpreendente, considerando que o futebol feminino no Brasil ainda luta pra conquistar seu lugar ao sol.
Onde: Rua Princesa Isabel, sem número, Vila Belmiro
7. Pinacoteca Benedicto Calixto: 66.542 visitantes
O casarão da Pinacoteca já é um show à parte: tem estilo neoclássico do início do século XX. Antes de entrar no imóvel, você vai se encantar com os jardins, que têm várias esculturas, produtos sustentáveis e árvores nativas resgatadas em queimadas, desmatamentos, fundo de rios e barragens.
Nos ambientes internos ficam 65 obras de Benedicto Calixto. A exposição permanente tem 15 estudos de anatomia, 14 marinhas, 12 históricas, 11 retratos, 10 obras sacras e um nu, além de pincéis, caixa de tintas e algumas fotografias de Calixto.
Outra coisa legal: o Bistrô Calixto Café, que serve comidinhas bem gostosas.
Onde: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão
8. Pantheon dos Andradas: 4.935 visitantes
O templo tem um monumento projetado pelo escultor Rodolfo Bernardelli. Além de uma estátua jacente, em relevo, de José Bonifácio de Andrada e Silva e parte dos restos mortais do Patriarca da Independência.
Onde: Pr. Barão do Rio Branco, s/nº, Centro
9. Paço Municipal: 948 visitantes
Sede da Prefeitura de Santos, o Palácio José Bonifácio presta homenagem a um dos santistas mais ilustres da história: o Patriarca da Independência do Brasil. Construído no período áureo do café, o edifício se destaca por preservar a estrutura original e grande parte da decoração, algo raro entre prédios públicos do Estado de São Paulo.
Durante a visita, o público poderá conhecer alguns dos espaços mais emblemáticos do Palácio. Entre eles estão o saguão principal, o Salão Nobre Esmeraldo Tarquínio e a Sala Princesa Isabel. Além disso, o roteiro inclui a sala de presentes recebidos de comitivas estrangeiras e representantes consulares. Por fim, os participantes também visitam o Centro de Controle Operacional (CCO).
Onde: Praça Visc. de Mauá, 29 – Centro
O que vem por aí
“Os números confirmam o bom momento do turismo em Santos. Tivemos um recorde histórico de visitantes no Museu Pelé e uma movimentação intensa de pessoas entre o Natal e o Ano-Novo, reflexo de uma Cidade preparada, com atrações qualificadas e uma programação que valoriza nossa história, cultura e vocação turística. Além disso, o turismo aquece a economia, movimenta o comércio e gera oportunidades”, destacou o secretário de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, Thiago Papa.
Com esse balanço positivo, Santos se consolida cada vez mais como um destino turístico completo, que une praias, história, cultura e gastronomia.