Trabalho voluntário: como experiências sociais agregam valor na sua carreira
Fazer um trabalho voluntário, em sua essência, é sobre ajudar o próximo. Mas já parou para pensar que pode ser um diferencial importante no mercado de trabalho? Segundo pesquisa da LinkedIn Workforce Insights de 2023, 82% dos recrutadores consideram experiências em voluntariado como um fator positivo na avaliação de candidatos recém-formados.
Isso porque essa atitude desenvolve competências muito valorizadas pelas empresas, como trabalho em equipe, empatia e capacidade de resolução de problemas.
De acordo com o relatório “Panorama do Voluntariado no Brasil 2024”, da ONG Atados, houve um aumento de 45% na participação de universitários em ações voluntárias após a pandemia, especialmente em projetos ligados à educação e sustentabilidade. Então, se você se identifica com essas causas, é uma ótima forma de ganhar experiência, fazer portifólio e, de quebra, contribuir com um mundo melhor.
O desenvolvimento profissional através do voluntariado vai além das habilidades técnicas. Você pode iniciar ou cultivar seu networking, conhecer diferentes realidades sociais e também ganhar em inteligência emocional – competências cada vez mais importantes, seja no ambiente corporativo ou no empreendedorismo.
Quem faz trabalho voluntário desenvolve:
- capacidade de trabalhar com recursos limitados;
- habilidades de comunicação
- um senso de compromisso com seu entorno e com causas sociais.
Aqui na Baixada Santista, por exemplo, a UniSantos oferece diversos programas sociais que conectam estudantes a organizações parceiras e comunidades da região. Portanto, é uma chance de aplicar conhecimentos do curso em situações reais.
Quero ser voluntário e não sei por onde começar
A gente dá um caminho:
- Procure projetos alinhados com seu curso, com afinidades que você já tem e com sua visão futura de carreira
- Coloque pelo 4 horas semanais a esse trabalho
- Você pode começar em eventos pontuais. No Juicyhub, o Festival CHAI teve estudantes voluntários de vários cursos da UniSantos trabalhando desde o atendimento ao público até a cobertura em tempo real.
- Registre suas atividades e resultados e inclua tudo no seu LinkedIn. Até mesmo os menores detalhes e histórias são bons indicativos profissionais – e o mercado está de olho
- Mantenha um diário de aprendizados e conquistas
- Converse e troque com outros voluntários em redes sociais