Teste de Covid-19 gratuito em Santos: onde fazer o teste antígeno
Começou a sentir a garganta doer e o corpo está mais quente?
Em um mundo normal, poderia ser apenas uma questão de mudança de tempo. Mas, no meio de uma pandemia, já surge o medo de ser COVID-19. E, neste caso, não tem jeito: o ideal é fazer o exame para saber como agir nos próximos 15 dias.
Neste sentido, há uma boa notícia neste post.
Agora dá para fazer o teste antígeno em Santos.
E de graça!
Em resumo, o teste antígeno detecta a presença do coronavírus desde o primeiro dia de aparecimento dos sintomas. Ou seja, se você tossiu, sentiu febre, dor de garganta ou qualquer um dos outros sintomas já pode fazer o teste. E, se acaso der positivo, começar a quarentena.
No total, doze policlínicas da cidade têm o teste disponível (veja a lista abaixo).
Uma coisa importante: caso o teste dê positivo, além de você começar o isolamento imediatamente, a equipe da policlínica entra em contato com pessoas que estiveram próximas a você. Assim, eles também fazem o teste.
Onde fazer teste de COVID-19 gratuito em Santos
De acordo com a divulgação da Prefeitura de Santos, essas são as policlínicas onde é possível fazer o teste. Em todas elas, o atendimento acontece das 14 às 16 horas. O resultado sai em 15 minutos.
Morros
- Policlínica Morro José Menino;
- Policlínica Jabaquara;
- Policlínica Nova Cintra;
- Policlínica São Bento.
Orla
- Policlínica do Campo Grande;
- Policlínica Gonzaga;
- Policlínica Aparecida.
Usar máscara PFF2 ou caseira? O que se sabe sobre as máscaras um ano depois
Zona Noroeste
- Policlínica Rádio Clube;
- Policlínica Castelo;
- Policlínica São Manoel.
Área Continental
- Policlínica Caruara;
- Policlínica Monte Cabrão.
Em todas as policlínicas, o procedimento segue a mesma regra: o paciente passa por avaliação da enfermagem e, se preciso, em consulta médica. Se houver pedido de teste, a secreção da nasofaringe é feita imediatamente. O resultado, entregue em 15 minutos.
No caso de resultado positivo, a unidade de saúde faz o mesmo procedimento com que teve contato com o paciente. Os pacientes recebem atestado médico e são monitorados por uma central telefônica contratada e capacitada exclusivamente para este acompanhamento.