Santos recebe o Brasileiro Interclubes de Longboard 2025
Mais de 100 atletas de todo o país se encontram no Quebra-Mar para essa competição emocionante, com patrocínio do Grupo Trasmontano Saúde e Hospital IGESP.
Santos volta aos holofotes do surfe nacional neste fim de semana (2 e 3 de agosto) com a segunda edição do Brasileiro Interclubes de Longboard. O campeonato vai ocupar o Novo Quebra-Mar, reunindo mais de 100 atletas de todas as regiões do país.
Foto: Instagram/Rayane Amaral
Um destaque especial desta edição é a participação da carioca Rayane Amaral, campeã pan-americana de longboard. A atleta celebra sua conquista recente nos Jogos Pan-Americanos de Surfe.
Ou seja, além de reunir a nata do esporte no Quebra-Mar, o evento une gente de várias idades com uma paixão pelo mar e fortalece a relação já tradicional entre a cidade e o surfe.
A participação de Rayane reforça o nível da competição e promete inspirar os novos talentos da região. A surfista, que conquistou o ouro recentemente na Guatemala, afirma enxergar em Santos um cenário fundamental para o desenvolvimento do surfe brasileiro.
“Poder comemorar essa medalha junto ao público santista e participar de um evento como esse é muito especial. Santos desenvolve diversos projetos e ativações que incentivam o surfe e geram oportunidades”, comenta.
Diversidade e representatividade nas ondas
Durante o torneio, 16 clubes brasileiros colocam em disputa equipes com surfistas do Open Masculino e Feminino, além das categorias Master (40+ masculino e feminino), Senior (50+, 60+, 65+) e Progressivo.
E olha que legal: neste ano, há a categoria 70+ em formato de apresentação, celebrando a longevidade e a história de quem acompanha o surfe há décadas.
Foto: Associação Santista de Longboarder
Longboard: Santos é tradição
Santos, inclusive, mantém viva essa cultura intergeracional que valoriza desde a garotada do surfe mirim até nomes veteranos famosos no Brasil e no mundo.
O longboard ganhou espaço importante no cenário do surfe mundial. E, no Brasil, Santos sempre aparece como referência no seu desenvolvimento.
Segundo dados da Confederação Brasileira de Surf, o número de praticantes de longboard aumentou cerca de 30% de 2020 a 2024, especialmente por ser uma modalidade que permite a participação de atletas de diferentes idades.
Programação do Brasileiro Interclubes de Longboard 2025
A disputa começa no sábado (2 de agosto), a partir das 8 horas, e vai até o domingo (3 de agosto), às 15 horas.
As baterias somam pontos tanto para atletas como para clubes.
Essa é a lista das 8 categorias:
- Open Masculino
- Open Feminino
- 40+ Masculino
- 40+ Feminino
- 50+
- 60+
- 65+
- Progressivo
Antes das disputas, na sexta-feira (1º de agosto), o CT do Surfe no Quebra-Mar será a casa do tradicional congresso técnico, alinhando a organização, atletas e representantes dos clubes.
Além da competição na água, o torneio também oferece uma área de convivência com opções de alimentação do programa Feito em Santos, que valoriza empreendedores locais.
E, enquanto as pranchas deslizam pelas ondas, a cidade ganha movimentação extra de visitantes, equipes técnicas e torcedores, o que faz circular a economia local, valorizando bares, restaurantes e os pontos turísticos da região.
Ou seja, vai ser demais sentir de perto essa vibe!
A 2º edição do Torneio Brasileiro Interclubes de Longboard tem patrocínio master do Grupo Trasmontano Saúde e Hospital IGESP. Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes (Semes) e realização da Associação Santista de Longboarder (ASL).