Quem são os prefeitos na Baixada Santista em 2025-2028?
A Baixada Santista iniciou um novo ciclo político em 1º de janeiro de 2025, com prefeitos que foram eleitos ou reeleitos nas eleições de 2024, que movimentaram a política regional, com disputas acirradas em algumas cidades e reeleições consolidadas em outras.
Para você ficar por dentro de quem está à frente das nove cidades da região, a gente preparou esta lista atualizada com os nomes e os partidos dos chefes do Executivo de cada município. Veja:
Prefeitos da Baixada Santista (2025-2028)
Santos
Rogério Santos (PSDB) – Reeleito após disputar o segundo turno.
São Vicente
Kayo Amado (Podemos) – Reeleito no primeiro turno.
Praia Grande
Alberto Mourão (MDB) – Retorna ao cargo após nova vitória.
Cubatão
César Nascimento (PSD) – Eleito para o primeiro mandato como prefeito.
Guarujá
Válter Suman (PSDB) – Reeleito no segundo turno.
Bertioga
Marcelo Vilares (União Brasil) – Eleito para seu primeiro mandato.
Itanhaém
Tiago Cervantes (Republicanos) – Reeleito.
Mongaguá
Cristina Wiazowski (PP) – Eleita em eleição suplementar em junho de 2025.
Peruíbe
Luiz Maurício (PSDB) – Reeleito.
O cenário político da Baixada Santista
A composição partidária da região reflete uma divisão entre legendas tradicionais como PSDB, MDB e PSD e partidos que têm ganhado força nos últimos anos, como o Podemos, Republicanos e União Brasil. O PSDB se mantém como um dos partidos com maior presença, com prefeitos eleitos em Santos, Guarujá e Peruíbe.
Em 2025, a expectativa é de parcerias entre os municípios para enfrentar desafios regionais, como o desenvolvimento de projetos de mobilidade integrados, soluções para o saneamento básico e ações para estimular o turismo e o comércio.
O que esperar dos próximos anos?
Cada um dos prefeitos eleitos na Baixada Santista tem o desafio de conduzir sua cidade em áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança e meio ambiente. Além disso, muitos deles destacaram em suas campanhas o compromisso com obras de infraestrutura, turismo e geração de empregos. E esse são pontos estratégicos para o desenvolvimento regional.
Veja como foram os primeiros 100 dias dos governos municipais da Baixada Santista
Aqui, a gente vai continuar acompanhando de perto os principais projetos, obras e decisões que impactam o dia a dia de quem vive na região. E você também, fique de olho.