Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Professor de Santos vence o Prêmio Educador Nota 10

Em setembro de 2024, noticiamos aqui que um professor da rede municipal de ensino de Santos estava na final do Prêmio Educador Nota 10. E olha que alegria: José Simões de Andrade, da Unidade Municipal de Educação (UME) Avelino da Paz Vieira (Vila Nova) levou na categoria Eixo Sustentabilidade, com o projeto Praia limpa, futuro sustentável. 

www.juicysantos.com.br- Professor de Santos vence o Prêmio Educador Nota 10

Educação para o amanhã

Desenvolvido com alunos do 7º ano em 2023, a iniciativa envolveu o estudo do ecossistema praiano, conceitos de sustentabilidade e física aplicada. O ponto alto foi a criação, pelos estudantes, de uma garra de coleta de lixo feita com materiais recicláveis.

O professor propôs que os estudantes criassem uma solução robótica. Daí surgiu o equipamento feito com cano de PVC, garrafa PET e barbante, que pega com facilidade o lixo descartado indevidamente na praia. Depois da concepção, foram para a orla do José Menino, em frente à Ilha Urubuqueçaba, colocar o objeto em prática.

Sugestões para você

www.juicysantos.com.br- Professor de Santos vence o Prêmio Educador Nota 10

“Ser o Educador Nota 10 é a coroação do trabalho que iniciei na época em que era estudante de Magistério, com 15 anos de idade. Estou muito feliz com esse reconhecimento; meus agradecimentos se estendem aos alunos que fizeram parte da minha vida como professor, desde o tempo dos estudos até hoje como professor da rede municipal de Santos. É muita emoção e o reconhecimento de um trabalho de décadas”, disse Simões.

O professor espera que sua trajetória possa inspirar outros educadores a acreditarem no potencial de seus alunos e no trabalho realizado diariamente em sala de aula.

As melhores dicas de Santos e região estão no nosso grupo de Whatsapp

Esse é o prêmio mais importante em educação no país, valorizando educadores e gestores escolares das redes pública e particular, da educação infantil ao ensino médio. Neste ano, na 26ª edição, registrou 2.779 inscritos. Além do prêmio principal, também há categorias de Direitos Humanos e Inovação e Tecnologia, com três finalistas cada. Simões já havia sido reconhecido em 2022 pelo prêmio “Conectando Boas Práticas”, na categoria de ensino híbrido durante a pandemia.

Avatar
Texto por