Professor de Santos concorre ao Prêmio Educador Nota 10 com projeto de sustentabilidade
Um orgulho para a cidade: um professor aqui de Santos ganhou destaque no cenário nacional da educação ao receber indicação para o Prêmio Educador Nota 10. José Simões de Andrade, da UME Professor Avelino da Paz Vieira, está na final da maior premiação de educação básica do Brasil.
Praias limpas para um futuro melhor
Conectando meio ambiente, esperança e a infância, o profissional teve o reconhecimento na categoria Sustentabilidade com um projeto que é puro amor pelo território da Baixada Santista.
Com o nome de “Praia limpa, futuro sustentável”, o projeto de Andrade faz os alunos refletirem sobre a poluição nas praias e buscarem soluções criativas para preservar uma das nossas maiores riquezas.
E os estudantes não ficaram só na teoria, não. Eles botaram a mão na massa e desenvolveram um robô feito de material reciclado. Usando design thinking e conhecimentos sobre máquinas simples, a turma liderada pelo professor criou uma solução tecnológica para ajudar a manter nossas praias limpas. Demais, né?
Andrade conta que a ideia ultrapassou os limites da sala de aula. E mais: ampliou o debate para que a comunidade participe também.
“O projeto sensibilizou os estudantes e a comunidade local sobre a importância do manejo sustentável das praias, além de potencializar a curiosidade intelectual dos alunos, ampliando sua capacidade de investigação e reflexão na resolução de problemas em um contexto socioambiental”, explica o educador.
Um santista na final do Prêmio Educador Nota 10
Mais de 2.700 projetos de todo o Brasil se inscreveram nessa 26ª edição do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita. E o santista é um dos nove finalistas.
O anúncio dos vencedores acontece no dia 12 de novembro, na Pinacoteca de São Paulo.
Estamos na torcida!
Entre na comunidade do Juicy Santos no Whatsapp e não perca as melhores notícias da região
O Prêmio Educador Nota 10 valoriza, desde 1998, as iniciativas que transformam a educação brasileira. Portanto, já distribuiu mais de R$ 3,3 milhões em prêmios ao longo dos anos. Os vencedores deste ano podem faturar até R$ 25 mil, além de um registro no programa “Melhor da Noite”, da Band. A atração tem à frente os jornalistas Rodrigo Alvarez e Glenda Kozlowski.