Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Prédio de Artacho Jurado em Santos é destaque em exposição no Itaú Cultural

A vida e a obra de um dos maiores visionários da arquitetura brasileira é tema da nova exposição do Itaú Cultural. A Ocupação Artacho Jurado homenageia o homem que, apesar de nao ter formação acadêmica como engenheiro ou arquiteto, se tornou conhecido por suas construções icônicas. Especialmente, em São Paulo, mas claro que a gente tinha que destacar que um dos seus projetos mais bonitos fica aqui no litoral. Verde Mar, um prédio de Artacho Jurado em Santos, está presente no espaço. 

Com curadoria do antropólogo Guilherme Giufrida, da arquiteta Jéssica Varrichio e apoio do Itaú Cultural, a mostra reúne cerca de 130 peças que incluem imagens, fotografias, vídeos, desenhos originais, publicidade de época e até o acervo pessoal da família do arquiteto.

Se você ama arquitetura e história, não perca essa chance de conhecer mais sobre o legado de Artacho Jurado.

Sugestões para você

www.juicysantos.com.br - artacho jurado em santosFotos: Tuca Vieira/divulgação Itaú Culural

Criativo e empreendedor

Os projetos de Artacho Jurado têm características muito particulares e resistem até hoje, marcando a paisagem urbana com uma estética festiva, colorida e cheia de texturas e formas.

Além de inovar no design, ele inovou ao integrar áreas de lazer e convívio em seus projetos, oferecendo aos moradores um estilo de vida verdadeiramente cinematográfico entre os anos 1940 e 1960. Vale lembrar que, nessa época, predominava a sisudez do cinza e de linhas retas nas construções. Mas ele trouxe para as cidades onde executou obras elementos ornamentais, cores vibrantes e materiais diferentes.

Autodidata, ele desenhava à mão os cobogós, gradis de guarda-corpos, a paleta de cores de cada edifício e as marquises das coberturas. E seus prédios foram pioneiros em ter espaços como salões de festas, de chá, de música e galerias de arte.

Verde Mar foi o primeiro projeto com vista para o mar

Na exposição do Itaú Cultural, há uma série de fotografias do Edifício Parque Verde Mar, primeiro prédio de Artacho Jurado em Santos.

www.juicysantos.com.br - artacho jurado em santos

Em sua inauguração, a construtora dos irmãos Jurado fretou dois ônibus para levar uma caravana de colunistas sociais, socialites e artistas para visitar o Verde Mar. E, até hoje, o condominío erguido em 1957 é um verdadeiro objeto de desejo não só para quem quer morar de frente para a praia, mas para quem valoriza história e arquitetura.

Suas amplas janelas e a cobertura icônica (que já foi cenário para várias produções audiovisuais e até de loucuras esportivas, como a histórias de King Ciclo) marcam a orla de Santos como poucas construções.

Um grande apaixonado por ópera e charutos, Artacho faleceu em 1983.

A exposição Ocupação Artacho Jurado vai até 15 de setembro no segundo piso do Itaú Cultural. Fica na Av. Paulista, 149, São Paulo (próxiom à estação Brigadeiro do Metrô). A visitação acontece de terça-feira a sábado, das 11h às 20h; domingos e feriados, das 11h às 19h.

E o melhor: a entrada é gratuita.

Avatar
Texto por