Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Por que às vezes tem tanta neblina em Santos?

Em alguns dias de inverno, como vem acontecendo neste ano de 2024, os céus da cidade são tomados por uma névoa que chega a encobrir a paisagem. E aí muita gente se pergunta: por que acontece essa neblina em Santos?

Então, pra responder a esse questionamento (que rolou aqui na nossa equipe também!), fomos atrás das informações.

Mas, antes de explicar o acontecimento em nível local, vamos começar do começo.

www.juicysantos.com.br - Por que às vezes tem tanta neblina em Santos?

Sugestões para você

O que é neblina?

De acordo com Climatempo, site especializado em meteorologia, o nevoeiro (ou neblina) é um fenômeno meteorológico no qual a umidade se condensa próxima do solo. Ou seja, como uma nuvem, mas que se forma perto da terra. São gotículas de água bem pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície e se formam quando a temperatura do ar é baixa o suficiente para tornar líquido o vapor d’água.

A umidade relativa do ar precisa estar acima de 90% para que ocorra a formação do nevoeiro. Portanto, na Baixada Santista, uma região bem úmida, isso é propício. Vento fraco ou calmaria (falta de vento) e baixa temperatura também influenciam.

Interessante notar que, apesar de ser mais perceptível no frio, a neblina pode ocorrer em qualquer época do ano, a qualquer hora do dia ou da noite. Dessa forma, é um dos fenômenos meteorológicos mais difíceis de prever.

Neblina em Santos: por que acontece?

A neblina em Santos costuma aparecer ao amanhecer e, às vezes, no fim de tarde. Perto do mar, ela é ainda mais perceptível. E acontece também nas cidades vizinhas da Baixada Santista, como São Vicente e Guarujá.

www.juicysantos.com.br - por que tem neblina em santos?

A neblina atrapalha muito a visibilidade horizontal. Isso é ruim porque pode contribuir ou mesmo causar acidentes em estradas ou até mesmo no ar e no mar, com aviões e navios. No dia 28 de julho de 2024, o Porto de Santos, o maior da América Latina, chegou a paralisar por 5 horas as operações por conta do nevoeiro. As condições do clima também fizeram parar a travessia de balsa Santos-Guarujá.

Houve situações, como em agosto de 2021 (nessa mesma época do ano!), em que o litoral de SP, inclusive Santos, tiveram um nevoeiro marítimo. Um grande aquecimento sobre o continente fez o ar quente avançar sobre o mar que estava com temperatura menor do que a do ar. A camada de umidade sobre o mar (mais frio que o ar) condensou e deu origem à neblina. O Santa Portal registrou essa notícia.

Avatar
Texto por