O motivo por trás do pôr do sol lindo em Santos
Você tem visto o Instagram nos fins de tarde recheado de imagens incríveis de sunsets?
Se respondeu “sim”, a gente sabe que você viu (e provavelmente postou) várias fotos do céu.
Temos tido um pôr do sol lindo em Santos e região todos os dias. E, óbvio, a galera pirou da janela de casa com tantas cores.
Imagem: Isabela Maria/Reprodução
Os leitores do Juicy encheram a #JuicySantos de registros lindos. E também teve quem perguntou pra nós:
O que motiva o pôr do sol lindo em Santos?
As postagens traziam várias suposições diferentes. Tem quem acredite, por exemplo, que o motivo das cores no céu é a nossa ausência nas ruas ou então um sinal da natureza.
Pode ficar tranquilo, as cores no céu não são um sinal de quem a natureza é melhor sem a gente – apesar de as praias de Santos estarem bem mais limpas desde o início da quarentena. De acordo com o Clima Tempo, as cores fortes foram uma combinação de outros momentos, horas antes, nos quais o céu não foi registrado por ninguém.
Você estava em casa e só reparou no céu quando ele ficou colorido? Calma, a gente te explica o que rolou.
Em resumo, durante todo o dia o céu ficou bem branquinho. Pois uma intensa camada de nuvens cobria a região e os raios solares quase não conseguiam ultrapassar essa barreira. No fim da tarde, quando o sol fica mais próximo da linha do horizonte, ele refletiu na parte de baixo dessas nuvens. E, por isso, a concentração de cores foi mais intensa do que estamos acostumados.
Imagem: Carol Tinti/Reprodução
Além de Santos e região, o mesmo fenômeno também foi registrado em São Paulo e em várias cidades do interior.
Céu mais colorido e praias mais limpas
Apesar de haver uma explicação para esse pôr do sol lindo em Santos, vale dizer que a natureza tem, sim, dado sinais de que a gente precisa repensar a forma como nos relacionamos com ela. Aqui em Santos, por exemplo, o fato de as praias estarem vazias rendeu uma pesquisa sobre o lixo no mar.
A análise foi feita após uma semana sem a presença de banhistas na praia. Também não houve limpeza mecânica nos cinco dias anteriores e, ainda assim, o resultado foi que a faixa de areia seca, onde os banhistas ficam, estava extremamente limpa. Além disso, também estão rolando registros de tartarugas e até golfinhos nadando por aqui.
Em outras palavras: a gente tem que olhar as fotos desse pôr do sol e pensar em como viver melhor com a natureza.