Pela terceira vez, Santos será sede do maior congresso de saúde de SP
De 8 a 10 de abril de 2026, a cidade recebe mais de 3,5 mil participantes trocando experiências e debatendo o futuro da saúde pública.
Mais uma vez, a Baixada Santista entra na rota dos grandes eventos de saúde do Brasil. Pela terceira vez consecutiva, Santos será a casa do maior congresso de saúde pública do Estado de São Paulo.
Entre os dias 8 e 10 de abril, o Santos Convention Center será o palco do Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo 2026. O encontro, que reúne gestores, profissionais do setor e convidados de instituições de todo o país, também vai trazer a 22ª Mostra de Experiências Exitosas e o 15° Prêmio David Capistrano.
Além de movimentar o cenário da saúde, essa escolha mantém Santos em destaque como referência em turismo de negócios e eventos de grande porte, fortalecendo ainda mais o potencial econômico e social da região. Quem mora, trabalha ou passeia por aqui provavelmente vai notar o impacto na cidade nos próximos meses.
Turismo de negócios em Santos também é coisa nossa
O retorno do congresso para Santos não é por acaso. Em 2025, a edição local reuniu mais de 3 mil participantes de 365 cidades paulistas. Além disso, atraiu 248 secretários municipais de saúde. A cidade, inclusive, inscreveu 71 trabalhos.
Todo esse movimento também gerou ótimos resultados para a rede hoteleira, restaurantes e para quem depende do fluxo de visitantes. Segundo um monitoramento do Observatório do Turismo de Santos, a ocupação dos hotéis durante o evento chegou a 79%, uma taxa que bateu, inclusive, a média registrada no Carnaval daquele ano (68%).
O mercado de eventos corporativos e congressos cresceu no litoral nos últimos anos. Santos tem aproveitado o momento. Feiras, fóruns e encontros nacionais em áreas diversas acontecem por aqui ao longo do ano inteiro.
Debates, trocas e experiências: o que esperar do congresso de saúde
Em 2026, com a terceira edição seguida do maior congresso de saúde do estado (e 39° da história), a expectativa é de 3,5 mil participantes. Haverá uma área para exposições 20% maior do que no encontro mais recente.
O evento tem organização do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP).
Além de reunir as principais lideranças do setor, também abre espaço para profissionais, pesquisadores e técnicos do SUS. Estarão presentes instituições de ensino e representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual. A programação promete diálogos sobre os desafios da saúde pública. Haverá painéis para troca de experiências entre diferentes regiões e exposições de projetos inovadores realizados nos municípios paulistas.
Outro destaque é a Mostra de Experiências Exitosas, que costuma apresentar práticas que deram certo em diferentes cidades e podem servir de inspiração para novas políticas públicas, uma ótima forma de colocar Santos no centro das discussões sobre o futuro da saúde. E claro, também acontecem homenagens e premiações como o Prêmio David Capistrano.