O resumo das eleições municipais 2012 em Santos
Em 2012 9 cidadãos pleitearam a vaga de prefeito, e 446 disputaram a atenção por uma vaga na câmara municipal. O resultado não foi muito diferente do que estamos acostumados. Demos risada no horário eleitoral, na hora do almoço e a noite. Quem trabalha no mercado de comunicação conseguiu avaliar quais campanhas foram milionárias e quais foram ao ar com muito esforço. Nos irritamos com os carros de som que insistem em acham que um jingle chiclete solidifica votos.
A cidade acabou nojentamente suja com papéis estampando sorrisos vazios e muito Photoshop. Dê uma olhadinha no post que fizemos sobre a sujeira eleitoral de Santos.
Santos totalizou 329.643 pessoas no eleitorado, mas 18,08% não compareceram às urnas.
O comparecimento digital dos candidatos à prefeitura especialmente foi o que mais nos impressionou. Muitos frequentaram as feiras, mas alguns não enviaram seu material para o nosso blog, no chamado que fizemos. Apenas 4 candidatos nos enviaram suas propostas. Telma, Aquino, Jama, Luiz Xavier e Nelson Rodrigues responderam nossos contatos, prometeram mas não cumpriram.
Quase 100.000 votos separaram o primeiro candidato (Paulo Alexandre Barbosa) da segunda colocada (Telma de Souza). Aquino e Professor Fabião disputaram o terceiro e quarto lugar com uma pequena diferença (menos de 3%). Os menos votados foram o Beto Mansur (ex-prefeito), Eneida Koury, o Jama (ex-vereador), Luiz Xavier e Nelson Rodrigues.
Entre votos brancos e nulos foram quase 20.000.
Já em relação aos vereadores o resultado acabou em nenhuma mulher na câmara municipal, e algumas caras novas eleitas. Mas no âmbito geral o conservadorismo se manteve.
Entre os fenômenos das eleições municipais de Santos esteve a página do Facebook chamada de Obra do Beto, uma brincadeira com o candidato Beto Mansur.
Outra ação que chamou a atenção de muita gente: o candidato Victor Panchorra começou a fazer uma espécie de reality-show da câmara municipal de Santos, aplicando multas morais e cobrindo fatos curiosos por lá – veja aqui o vídeo sobre a falta de quórum e onde ele esclarece a questão de votos nulos.
Agora é ser otimista e torcer para que os candidatos eleitos façam um bom trabalho.
Você ficou satisfeito(a) com os resultados?