O Mundo de Gael: peça sobre autismo faz única apresentação em Santos
A vivência do autismo virou tema de um espetáculo sensível e inclusivo. É O Mundo de Gael, peça que desembarca em Santos para uma única apresentação no dia 2 de agosto (sábado), às 15 horas, no Teatro Guarany.
A montagem da Cia Alvo propõe uma reflexão cheia de significados ao colocar o Transtorno do Espectro Autista (TEA) como ponto central da narrativa.

O Mundo de Gael: como é a história?
A trama acompanha Gael, um menino autista de 12 anos, em uma jornada poética de descobertas entre laços, desafios e autoconhecimento.
A história, com texto e direção de Fabiano Moreira, apresenta figuras marcantes do cotidiano do protagonista, como Seu Tato e o enigmático Mestre Engrenaldo, personagens que ajudam o menino a entender melhor seu próprio mundo e sua relação com quem está à sua volta.
No palco, cenografia delicada e recursos visuais buscam tornar o espetáculo acessível e imersivo, promovendo não só o entendimento sobre o autismo, mas também o acolhimento das diferenças. A narrativa discute temas como comunicação, superação, diversidade e fé, sem perder o olhar infantil e sensível do personagem principal. Para famílias atípicas, crianças e educadores, é uma chance de vivenciar um universo onde cada forma de ser e se expressar é reconhecida e valorizada.
Essa obra convida crianças, famílias, educadores e quem se interessa pelo tema a ampliar o olhar sobre as diferenças.

Cultura para todos
O Transtorno do Espectro Autista está cada vez mais presente no debate público. E os números mostram a importância desse tema. Aqui em Santos, recentemente entrou em vigor a lei que permite que pessoas com TEA levem sua própria alimentação a locais públicos ou privados na cidade.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1 em cada 100 crianças no mundo está dentro do espectro autista. No Brasil, dados do Ministério da Saúde em 2024 apontam um aumento de 88% nos atendimentos e diagnósticos relacionados ao autismo nos últimos cinco anos.
Dessa forma, produções culturais como O Mundo de Gael colaboram com uma percepção mais humana e empática sobre os desafios e potências de pessoas com autismo. É uma forma de refletir: o quanto estamos atentos às necessidades e desejos das pessoas com TEA ao nosso redor?
Curtiu? Os ingressos custam a partir de R$ 25. E já estão disponíveis pelo AppTicket, com opções promocionais, meia-entrada e cota para ONGs e famílias atípicas da região.