O dia em que um navio maior que o Maracanã parou no Porto de Santos
Às vésperas de completar 132 anos em 2024, o maior porto da América Latina recebeu um outro gigante em suas águas. A data de 1º de fevereiro vai ficar marcada como o dia em que um navio maior que o Maracanã entrou no Porto de Santos!
O MSC Natasha XIII é a primeira embarcação com 366 metros de comprimento a fazer escala no cais santista. Mais especificamente, no terminal da BTP.
E por que isso é histórico?
Até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. Ele contava com 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.
Em tempo: TEU (Twenty-Foot Equivalent Unit) é a sigla usada em comércio exterior para indicar a Unidade Equivalente de Transporte. Ou seja, um container de 20 pés.
Para o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros confirma que o Porto de Santos tem melhorado sua infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras.
E mais: os estudos para quem um navio desse porte pudesse parar aqui começaram em 2016, pela APS. Como dá pra imaginar, não é nada simples. Foram várias simulações da Praticagem e suporte da Autoridade Marítima pra que isso acontecesse. O que gerou uma expectativa tremenda, olha só o vídeo:
Para a manobra do cargueiro, feita com dois práticos da Praticagem de São Paulo, a travessia da balsa Santos-Guarujá precisou parar por aproximadamente 20 minutos.
Os profissionais, inclusive, foram para os EUA, em Covington, treinar!
Além de contar com os dois práticos a bordo, as manobras nesses navios sofrem limitações por conta de condições meteorológicas (ventos e correntes), necessitam de constante dragagem de manutenção e do gerenciamento do tráfego para evitar a interferência com outras embarcações. Tudo isso para dar eficiência e, claro, segurança à operação.
Mais gigantes vêm aí no Porto de Santos!
Embarcação africana, com bandeira da Libéria, o MSC Natasha XIII (construída em 2018), possui capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem, o que quer dizer 139,7 mil toneladas. Com 366 metros e comprimento e 48 metros de largura, é maior do que o estádio mais famoso do Brasil!
Após a escala em Santos, o navio MSC Natasha XIII segue viagem para a Ásia.
Portanto, outros navios de mesmo porte devem passar pelo porto de Santos daqui pra frente.
Se você curte histórias curiosas sobre o porto, conheça o desafio que levou 6 mil pessoas a puxarem um navio no cais de Santos.