Nova linha do VLT de Santos chega ao Centro com tarifa grátis até 15/12
A notícia que muita gente estava esperando finalmente saiu do papel: a NOVA LINHA do VLT de Santos começou a rodar
rA notícia que muita gente esperava chegou. A segunda linha do VLT de Santos, com nova rota e outras paradas, está atendendo o Centro da cidade a partir de hoje (1/12)
Se você costuma circular pelo Centro Histórico ou pela região da Conselheiro Nébias, já deve ter notado o barulhinho de trilhos nos arredores.
A operação começou oficialmente – e finalmente! E melhor: durante as duas primeiras semanas, o embarque no novo trecho é totalmente gratuito. Portanto, até dia 15 de dezembro de 2025, dá para se locomover usando o VLT sem mexer no bolso.
Fotos: FranciscoArrais/PMS
Qual é o trajeto da nova linha do VLT de Santos?
Essa segunda fase do veículo leve sobre trilhos em Santos demorou para chegar. Desde 2023, estamos falando sobre atrasos, remarcações e alterações no projeto.
Mas agora vamos ao que interessa. O novo trajeto liga a Avenida Conselheiro Nébias ao Valongo e inclui 12 paradas em oito quilômetros de extensão, passando por áreas movimentadas, com comércio, escolas e prédios históricos.
Na Baixada Santista, o VLT já se consolidou como parte do cotidiano de quem mora em Santos, São Vicente e cidades vizinhas, ajudando não só a aliviar os congestionamentos em horários de pico, mas também a impulsionar o comércio local, uma vez que facilita o acesso a diferentes bairros.
A chegada da nova linha, especialmente em regiões históricas e de intenso comércio, promete integrar ainda mais esses pontos e ajudar até mesmo no turismo na cidade. Ir de VLT para a rodoviária de Santos passa a ser uma opção, assim como chegar no Centro Histórico com esse meio de transporte público limpo e sustentável.
Como é o novo trecho do VLT em Santos
No papel, a promessa da segunda linha do VLT era facilitar a vida de quem precisa sair da região intermediária (Conselheiro Nébias) em direção ao Centro – e vice-versa.

Na prática, os vagões funcionam por enquanto das 9 às 15 horas, de segunda a sábado. A ideia do horário reduzido é dar tempo para a galera se acostumar com a passagem dos trens, entender as mudanças viárias e garantir segurança aos pedestres e motoristas.
E não é só isso: até o dia 15 de dezembro, ninguém paga nada para embarcar nesse novo trecho. Depois disso, a tarifa volta a ser cobrada normalmente, mas passando a valer a integração para quem usa cartão BR Mobilidade. Vai dar para combinar o VLT com ônibus municipais e intermunicipais sem estresse.
Em mais seis meses, a previsão é de que o funcionamento seja estendido para o horário completo, entre 5h30 e 23h30.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.
E, para quem anda de carro, atenção! Nas vias do percurso, está valendo proibição de estacionamento das 8 às 16 horas, então vale atenção redobrada nas placas de sinalização. Ninguém quer aquele susto de encontrar o carro rebocado.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e os comerciantes combinaram alguns ajustes nas vagas para operações de carga e descarga, sinal de que a implementação do novo modal vem sendo pensada para causar o menor impacto possível na rotina do comércio local.
Equipes da CET vão acompanhar a operação nesse início, então fica o lembrete: olho vivo nas regras para evitar dores de cabeça.