Mostra MABS lança banco de profissionais de audiovisual da região
Coletivo de audiovisual regional exibe 14 filmes selecionados e entrega Troféu Toninho Dantas com festa e debates.
Mais uma vez, o cinema de Santos e região se encontra na Mostra MABS, evento do Movimento Audiovisual da Baixada Santista. E chegou a hora de mais uma edição desse festival que mostra o que de melhor está sendo produzido de cinema pertinho de casa.
De 27 a 29 de agosto, a 16ª Mostra MABS traz uma agenda recheada de curtas-metragens, debates, encontros e até o lançamento de uma plataforma focada em quem faz arte com imagens e sons por aqui. Tudo gratuito e no centro de Santos.
Ou seja, um rolê perfeito para quem ama cinema, seja atrás das câmeras, curtindo na plateia ou só pra ficar de olho nas novidades culturais.
A cena do audiovisual está pulsando
O cinema independente da Baixada Santista conquista cada vez mais espaço na agenda cultural. E, se você acha que a sétima arte só pega fogo em grandes centros, está perdendo bons enredos locais.
Nos últimos anos pós-pandemia, a Mostra MABS se tornou um ponto de encontro para realizadores, cinéfilos e curiosos. A iniciativa, que nasceu online, chegou com força no formato presencial. Agora, chega à sua 16ª edição prometendo ser ainda mais inclusiva e conectada.
A proposta do Movimento Audiovisual da Baixada Santista é reforçar o protagonismo local e transformar a região em referência de produção, circulação e memória audiovisual.
Na tela (e fora dela): mostra, fórum e plataforma de profissionais
A programação da 16ª Mostra MABS se divide entre dois endereços tradicionais de Santos: o Teatro Guarany, no Centro, e o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), na Vila Mathias. Além da exibição de 14 curtas selecionados entre mais de 80 inscritos, a mostra abre espaço para debates, homenagens e a entrega do Troféu Toninho Dantas.
O destaque deste ano vai para o lançamento do banco de profissionais no site CINEMABS, novidade que vai conectar produtores, técnicos e talentos em diferentes áreas do audiovisual da Baixada Santista. A ferramenta permite buscar profissionais por cidade, gênero, cor, escolaridade e outras categorias, além de um segmento específico para casting de atrizes e atores. Tudo fica aberto para novos cadastros e atualizações frequentes.
O evento ainda promove um fórum sobre o futuro dos filmes produzidos na região. O tema do debate vai girar em torno dos caminhos de distribuição, público e sustentabilidade das produções locais. Participam desse papo nomes como Eduardo Bordinhon, Tiago A. Neves, Thays Villar e Ricardo Vasconcellos, com a mediação da cineasta Raquel Pelegrini.
Curtas de cá, temas diversos
Entre os curtas selecionados para esta edição, os temas vão de histórias sobre diversidade de gênero (“Antes da Rua”), maternidade lésbica (“Reflorescer”), juventude e despedidas (“Domingo”), até memórias operárias nordestinas em Cubatão (“Chico Voltou Só”) e as pequenas grandes revoluções cotidianas, como uma senhora que reencontra a vida após a morte do marido (“Glória”) ou a redescoberta de si em processo criativo (“O Quanto Me Desmonto Ao Me Montar”, foto abaixo).
A curadoria ficou a cargo de nomes com trajetórias diversas no audiovisual: o multiartista Andrey Haag, a atriz e ativista Sharlene Esse, e o premiado cineasta Tiago A. Neves.
E, claro, além das sessões de cinema, vai ter premiação, festa com DJ e homenagens a nomes relevantes para o setor do audiovisual.
Veja a programação da Mostra MABS 2025
27 de agosto, quarta-feira, das 19 às 22 horas
Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.
Fórum Audiovisual da Baixada Santista
Lançamento do banco de profissionais da plataforma CINEMABS
28 de agosto, quinta-feira, a partir das 19 horas
Teatro Guarany | Praça dos Andradas, 100 – Centro.
Exibição da 16ª Mostra MABS
Entrega do Troféu “Toninho Dantas”
Festa do Cinema
29 de agosto, sexta-feira, das 19 às 22 horas
Museu da Imagem e do Som (MISS) | Rua Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Debate com os realizadores e curadoria