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Leilão do túnel Santos-Guarujá será em setembro: entenda por que foi adiado

Tempo de leitura: 4 minutos

A conexão seca entre Santos e Guarujá avança mais um capítulo – apesar de um atraso de um mês. O leilão do túnel Santos-Guarujá já tem data e vai ser no dia 5 de setembro de 2025. A data original era no dia 1º de agosto.

Mas o que isso significa em termos práticos?

Adiado, leilão do túnel Santos-Guarujá será em setembro

Este é o maior leilão de infraestrutura da história do Brasil

Em fevereiro de 2025, aconteceu aqui em Santos, com enorme ressonância, a assinatura do pacto entre os governos federal e estadual, ou seja, o presidente Lula e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O túnel Santos-Guarujá será o primeiro túnel submerso da América Latina, utilizando a técnica de túnel imerso empregada com sucesso em países como Holanda, Japão, China e Coreia do Sul. A estrutura terá 1,5 km de extensão total, sendo 870 metros submersos, conectando o cais de Outerinhos no Macuco (Santos) ao Linhão da Codesp em Vicente de Carvalho (Guarujá).

Adiar o leilão do túnel Santos-Guarujá foi uma decisão dita como “estratégica” pelo poder público, que enxerga que é possível refinar o projeto. E essa nova data resultou das contribuições recebidas durante um roadshow internacional realizado na Europa. Por lá, houve identificação de oportunidades de aprimoramento no modelo de concessão, estrutura financeira e premissas técnicas do edital.

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o governo de São Paulo afirmam estar buscando “otimizar a atratividade do empreendimento e garantir maior segurança jurídica e operacional”.

O investimento total estimado é de R$ 6 bilhões, envolvendo recursos públicos compartilhados entre os governos federal e estadual, além da participação da iniciativa privada. A concessão terá prazo de 30 anos, abrangendo construção, operação e manutenção do sistema. A concessionária será remunerada através de tarifa de pedágio, contraprestação pública, aporte público e receitas acessórias.

O critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima, garantindo eficiência e benefícios para a população. O projeto prevê a geração de aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos.

O que mudaria no projeto técnico do túnel Santos-Guarujá?

Durante o roadshow europeu, em abril de 2025, autoridades brasileiras apresentaram o projeto a investidores e empresas especializadas em infraestrutura subaquática. Empresas holandesas, dinamarquesas e portuguesas, com experiência em túneis imersos como o Túnel de Hong Kong–Zhuhai–Macau e o Túnel da Baía de Øresund, sugeriram ajustes no modelo de concessão, estrutura financeira e especificações técnicas. E essas contribuições incluem:

  • Revisão de cláusulas de risco compartilhado entre poder público e concessionária;
  • Ajustes nos mecanismos de tarifação e contraprestação pública;
  • Atualizações nos requisitos de segurança e monitoramento contínuo da obra

Além disso, o adiamento permitiu incorporar demandas de empresas chinesas, como a China Communications Construction Company (CCCC), que manifestaram interesse após reuniões com o ministro Silvio Costa Filho. A CCCC, responsável por megaprojetos na Ásia, solicitou detalhamentos sobre garantias contratuais e cronogramas de execução.

Paralelamente, consórcios europeus, incluindo a espanhola Acciona e a italiana Webuild, pressionaram por clarificações sobre o papel do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no financiamento.

E mais: o novo calendário alinha-se com o fechamento fiscal de conglomerados globais, que tradicionalmente definem orçamentos no terceiro trimestre (Q3) do ano. Portanto, a decisão pretende ampliar a competitividade do leilão, atraindo grupos como Mota-Engil (Portugal) e Odebrecht (Brasil), que requerem tempo adicional para estruturar propostas.

Entre as alterações técnicas sugeridas, há a adoção de sistemas de ventilação pressurizada e sensores anti-alagamento, inspirados no Túnel de São Francisco (EUA). No aspecto financeiro, o modelo de remuneração da concessionária foi revisado para incluir receitas complementares, como exploração comercial de espaços internos, reduzindo a dependência exclusiva de tarifas.

Como vai ser o túnel Santos-Guarujá?

A infraestrutura contempla três faixas de rolamento por sentido, incluindo uma via exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além de uma galeria dedicada a pedestres e ciclistas. O projeto prevê modernos sistemas de ventilação, iluminação e segurança, assegurando menor impacto urbano e maior agilidade na execução.

Atualmente, a ligação entre Santos e Guarujá é realizada por balsas e catraias que transportam diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Previsto para 2028, o túnel Santos-Guarujá deve transformar a mobilidade na Baixada Santista e também virar um marco para a infraestrutura nacional.

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