Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Laboratório em Santos ensina jovens a transformarem ideias em curtas

Curso presencial para juventudes ensina passo a passo de projeto audiovisual.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem já se pegou imaginando cenas de filme no dia a dia pode levar essas visões para a tela. A Produtora Quarto do Amor abriu inscrições para o LAB Autonomia. É um treinamento gratuito e pensado para ajudar jovens de baixa renda a transformarem aquela ideia de curta-metragem em um projeto pronto para circular no mundo dos editais.

Laboratório em Santos ensina jovens a transformarem ideias em curtas

O curso é totalmente presencial e acontece em Santos. Ele aposta na formação de novos talentos locais que normalmente ficam de fora desse universo por falta de oportunidade.

As vagas deste laboratório são prioritárias para quem é universitário bolsista, participa de projetos sociais ou se declara de baixa renda. Ou seja, uma chance real para quem sempre achou que cinema era coisa distante da própria realidade. E ainda tem um diferencial importante: tem acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva, com intérprete de Libras acompanhando toda a jornada.

Do roteiro à apresentação de projetos

O LAB Autonomia tem duração de alguns meses, com encontros semanais aos sábados, sempre à tarde, no MISS.

Ali, o grupo selecionado passa pelo passo a passo de criar um curta-metragem. E isso quer dizer desde o desenvolvimento do roteiro, estruturação do projeto, planejamento do orçamento até como apresentar (“pitchar”) a ideia para editais ou bancas avaliadoras.

O objetivo não é só ensinar teoria, mas sim preparar para o mercado de trabalho e para as oportunidades reais de financiamento. Ao final do LAB Autonomia, cada participante ou grupo sai com um projeto de curta-metragem pronto para inscrever em editais públicos e privados. E, quem sabe, ver o filme sendo realizado.

As oficinas têm acompanhamento de uma equipe experiente: Ycaro Samaniego e Joice Rodrigues, da própria Quarto do Amor, o roteirista Arthur Micheloto e convidados que participam na banca final.

Laboratório em Santos ensina jovens a transformarem ideias em curtas

Outro detalhe que merece atenção é o cuidado com a acessibilidade: o curso disponibiliza intérprete de Libras do início ao fim, abrindo espaço para pessoas com deficiência auditiva participarem ativamente.

Você pode se inscfever neste formulário até 24 de agosto de 2025 ou indicar esse curso para alguém.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou WhatsApp (13) 99619-2652.

Avatar
Texto por

Contato