Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Juicy Design Meetup: conheça os artistas do evento

Tempo de leitura: 11 minutos

Fechando maio com chave de ouro, Juicyhub recebeu, no último dia do mês, a primeira edição do Juicy Design Meetup. Como parte do evento, rolou na varanda mais famosa de Santos a Feira Criativa, uma iniciativa para apoiar empreendedores do universo do design da Baixada Santista e de outras partes do país.

Foto: Fábio Prado

Pois é, 22 talentos das artes gráficas e visuais trouxeram suas obras autorais e produtos, gerando visibilidade e renda durante o festival. Conversamos com os representantes das marcas para conhecer sua história de vida e empreendedorismo criativo e vamos te contar um pouco sobre esses artistas incríveis. 

Os artistas que vieram ao Juicy Design Meetup

Lab Migaloo

Nascida entre 2019 e 2020, a Lag Migaloo é uma editora de Santos fundada por Lucas Busto e Ana Novi. Focada em publicações independentes com uma pegada autoral e experimental, a marca se dedica a contar histórias e desenvolver personagens, com forte inspiração no universo praiano e marítimo. Seu principal produto são os zines, valorizando a acessibilidade e o estilo DIY (Do It Yourself). Além dos zines, a editora lança produtos temáticos como selos, adesivos e serigrafias, expandindo sua presença em feiras para divulgar o trabalho e fazer contatos com outros artistas.

Gatinários

De Mogi das Cruzes, João Lourenço (20) e Matheus Costa (20) são a dupla por trás da Gatinários, uma marca recente, mas cheia de personalidade. A Gatinários transforma personagens da cultura pop em gatinhos fofos, estampando bottons, adesivos e ecobags. João, estudante de design, é o responsável por todas as ilustrações, que são feitas à mão. Para eles, trabalhar com a marca é divertido e libertador, um refúgio do estresse do trabalho CLT, com o sonho de viver 100% da Gatinários um dia.

Foto: Fábio Prado

House of Guma (foto)

O santista Bruno Guma (31), formado em design gráfico pela Unesp Bauru, está de volta à sua cidade natal e se dedica ao seu projeto autoral, a House of Guma. Independente de selos e com diversos quadrinhos publicados, Bruno explora técnicas como serigrafia e xilogravura. Seus trabalhos podem ser encontrados no Instagram e em algumas feiras, onde compartilha suas criações artísticas.

Lote 42

A Lote 42 é uma editora dedicada a artistas independentes. Renata Magpantay, representante da marca na feira, conta que o foco é a experimentação de diferentes projetos gráficos e editoriais, buscando parceiros para a criação de obras únicas. No dia do evento, a coordenadora Cecilia Arbolave estava em Mainz, na Alemanha, para receber o prêmio V.O. Stomps‑Preis, dedicado a projetos editoriais que unem inovação, rigor gráfico e relevância social. A Lote 42 tornou-se a primeira editora latino‑americana a receber o título.

Otavio Arts

Diretamente de Americana, Otávio (ou Otavio Arts) já desenha há dois anos e está começando a participar de eventos. Com apenas 17 anos, ele é o criador do quadrinho autoral Lost Space, cujo primeiro capítulo foi lançado há dois meses. Estudante de design gráfico, o artista mostra um grande interesse pelas ilustrações de ficção científica e promete um futuro brilhante no mundo dos quadrinhos.

Foto: Dayse Pacífico

Terraço

A Terraço é o projeto de Natália Pesciotta e Rodrigo Vargas. Rodrigo, designer e ilustrador, transformou seu antigo blog de quadrinhos em uma editora em 2015. Já em 2020, o projeto evoluiu para o selo Terracota, que publica crônicas e poesias autorais e de outros artistas independentes. De São Paulo, foi a primeira vez que a marca veio a Santos. Rodrigo concilia o projeto autoral com seu trabalho principal de jornalista e comunicador institucional, mas almeja ter a Terracota como principal fonte de renda.

Estúdio Poppins

Cecília Januário, de Santos, é a mente criativa por trás do Estúdio Poppins, que nasceu em dezembro de 2024. Formada em moda, Cecília sempre quis ter seu próprio negócio e, após trabalhar com design têxtil e ilustração, resolveu empreender com produtos lúdicos para o dia a dia. Suas estampas são desenhadas à mão, utilizando técnicas digitais e aquarelas. O Estúdio Poppins, que já vende online e começa a participar de feiras, é um projeto pessoal com o qual Cecília sonha em viver integralmente.

Foto: Fábio Prado

Estudio Ceda El Paso (foto)

Fundado em 2022, o Estudio Ceda El Paso é de São Paulo e conta com Ricardo, professor, fotógrafo e arquiteto, e Jessica, mestranda em antropologia urbana. O estúdio tem uma temática urbana, mesclando arquitetura e antropologia, e se dedica a coletar trabalhos de artistas independentes latinoamericanos para venda e para compor a sua biblioteca. Com obras de países como México, Colômbia, Costa Rica, Uruguai e Argentina, o estúdio explora o caminhar pela cidade não turística, suas histórias e dinâmicas. Eles divulgam seus trabalhos em feiras, eventos, newsletter e Instagram.

Tati Sabadini

A escritora e artista Tati Sabadini, de Brasília, trouxe seu projeto de lambe-poemas para Santos. Há sete anos, ela idealizou essa iniciativa para democratizar a leitura, colando seus poemas nas ruas e buscando novas formas de fruição da escrita. Além dos lambes, Tati oferece ímãs, livros, zines e ecobags, com o objetivo de levar a poesia para dentro das casas de quem passa por lá.

Edda Studio

A Edda Studio é o projeto de Camila Assis (21), de Cubatão. Recém-formada em design gráfico, Camila se dedica a pinturas em telas e personalização de ecobags, com trabalhos 100% autorais. Essa foi a primeira feira da marca, que começou recentemente a divulgar seus produtos no Instagram. Influenciada pela mãe artesã, a identidade da Edda Studio explora elementos da natureza.

TJ Camargo

De Rio Claro, TJ Camargo (20) é estudante de artes visuais e sonhar em ser professor de desenho. Começou a estudar desenho em 2022 e este ano já se aventurou nas feiras, levando a sua arte para novos espaços. O artista define seu trabalho como “mais tradicional”, focado no preto e branco, e conta que está desenvolvendo um trabalho autoral chamado “Adágio”.

Ed Bortolotte

Artista independente desde 2009, Ed Bortolotte, de Santo André (SP), entrou para o mundo dos quadrinhos em 2018. No mesmo ano, foi finalista no HQMIX em duas categorias com seu primeiro quadrinho. Ed conta que lançou um quadrinho por ano até a pandemia, com temáticas mais românticas e esperançosas e, no pós-pandemia, seus trabalhos ficaram mais políticos. Hoje, prefere mesclar um pouco dos dois estilos. Formado em Rádio e TV, Ed também tem o selo Verve e é educador cultural, ministrando aulas de história em quadrinhos.

Conceito Arte 2

Há 12 anos, Simone e seu marido João criaram a Conceito Arte 2. Simone, artista plástica com quase 30 anos de experiência em encadernação, e João, músico de família com um vasto acervo de vinis, resgatam produtos vintage. A marca oferece encadernação artística, vinis, ímãs e pôsteres, com um acervo de cerca de 5 mil discos. De Santos, eles expõem em feiras e divulgam seus trabalhos na internet, levando o amor pelo vintage para todos os cantos.

Arô Velas

As cunhadas Bruna Silva e Gabriela Faria, moradoras de Santos, são as criadoras da Arô Velas. Nascida na pandemia (2020), após meses de tentativas para encontrar a receita da vela perfeita, a marca foi lançada em 2021. Começaram vendendo no salão de beleza da mãe de Bruna e participam de feiras em Santos desde 2022 e em São Paulo desde 2023. Com 17 opções de aromas, suas velas são feitas com um mix de cera de soja e coco, mais seguras para alérgicos, pessoas sensíveis e animais de estimação, com aromas sutis e delicados. Com um mercado já bem estabelecido na cidade, as sócias contam que seu próximo plano é oferecer treinamentos e cursos na região.

André Calvão

André Calvão é fotógrafo há mais de 20 anos e seu coração vibra pela fotografia experimental. O artista conta que explora diversos métodos de pesquisa e impressão, desde a fotografia analógica até a digital, como o uso da impressora matricial. Em seus trabalhos autorais e manuais, André busca provocar e gerar identificação através do que chama de “não beleza” — o que vai além do tradicionalmente belo, o processo, o experimental. Seus prints expostos refletem a ideia, como o trabalho Resquício (2017), que traz diversos “restos” do processo de captação e impressão de uma imagem.

LC Arte Flores

A LC Arte Flores começou em 2022, em Praia Grande. A artista Laura Crivellente, técnica de enfermagem, fez um curso online de flores secas e, com muitas plantas em casa, principalmente orquídeas, começou a testar e criar seus próprios produtos. Destaque para os quadros com fotos de pets, que faz sob encomenda, e as artes com folhas de cannabis. Seu trabalho pode ser encontrado em feiras da região e na internet.

Foto: Dayse Pacífico

Elis França (foto)

Nascida há um ano em Santos, a marca exalta as figuras femininas, em especial a da mulher negra, como a arte composta por várias cabeças simbolizando comunidade. Todas as artes e estampas são feitas pela talentosa Elis, que utiliza a técnica do bordado 3D em produtos como ímãs de geladeira, quadros, azulejos, garrafas e canecas. Um trabalho 100% autoral e cheio de cor e energia, como é a identidade da marca.

Aquart

A arte corre pelas veias de Maithe Moraes. Multiartista, conta que trabalhava com fotografia quando começou a se interessar por plantas durante a pandemia. A ideia de começar a fazer incensos nasceu ao fazer as podas das plantas: com as sobras das podas, aprendeu a fazer os bastões de ervas, o primeiro produto da Aquart. Mas a marca nasceu de fato em 2021, depois de investir em um curso de fitoterapia e aromaterapia. Ceramista e alquimista, seus multitalentos se refletem na diversidade de produtos. Desde 2023, a marca é a maior parte da sua renda.

Lidi Decore Kokedamas

Ao entrar na feira, é difícil não reparar nas lindas plantas em kokedama de Lidiane. Lidi explica que essa é uma técnica japonesa de cultivo de plantas, onde as raízes são plantadas em bolas de musgo. O processo é totalmente orgânico e, por isso, sustentável, além de facilitar a manutenção das plantas, que exigem menos rega. De Praia Grande, a empreendedora começou em 2023 fazendo vasos de material reciclado, mas foi só quando se especializou em kokedamas que se encontrou no negócio. Hoje, já tem dois pontos de venda físicos em Santos e Praia Grande, além de vender em feiras.

Afete-se Acessórios

Luisa Alves nasceu em Porto Alegre, morou em São Paulo, mas se encontrou na cidade de Santos. E foi aqui que nasceu a Afete-se, durante a pandemia, em um momento de dificuldade de se reenserir no mercado de marketing digital. Seu trabalho na área, que sempre foi voltado para a moda, fez toda a diferença para construir o seu negócio. Cada peça é pensada e produzida 100% a mão por Luisa, em cerâmica plástica (polímero atóxico) e reciclável.

La Gringa

Veronica Bazán é a “La gringa”. Nascida na Argentina – daí o nome -, é casada com um brasileiro há 30 anos e santista de coração. Educadora física, dava aulas na área, mas sempre quis costurar. Até quando ganhou a primeira máquina da filha, começou a fazer cursos e se apaixonou por esse trabalho. Veronica conta que, depois de arriscar fazendo algumas bolsas, decidiu se dedicar totalmente a essa arte. Desde então, é fascinada pelo trabalho, principalmente com nylon. Olhando seus produtos, conseguimos ver sua inspiração em produtos antigos e elementos que remetem ao litoral.

Manacá Autocuidado

Evelise Nascimento é professora de química na rede estadual de ensino e sempre quis trabalhar com cosméticos. Já na faculdade se interessou por óleos essenciais, mas foi só em 2023, quando conheceu a aluna Maria Luiza na sua disciplina eletiva de óleos essenciais, que a marca nasceu. As sócias investiram em produtos o mais naturais possíveis. “Não podemos falar que são ‘sem química’, porque, é claro, tudo na natureza é química”, brinca Evelise. Hoje, tem apoio do Feito em Santos e a marca é sua principal fonte de renda.

O Juicy Design Meetup foi viabilizado pela Adobe e com a co-curadoria do Colletivo Design, Lab Migaloo e Juicy Santos.

Avatar
Texto por
Redatora,