Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Instituto KondZilla lança curso gratuito de economia criativa

Tempo de leitura: 4 minutos

Jovens de Cubatão, Guarujá, Santos e São Paulo agora têm a chance de mergulhar de cabeça em uma formação versátil e cheia de oportunidades com um curso gratuito de economia criativa do Instituto KondZilla.

A Escola de Criadores está com inscrições abertas para turmas online e presenciais. E a ideia do programa é oferecer formação em audiovisual, comunicação, produção cultural e diversos temas que dialogam direto com a realidade das periferias. E não só isso: o curso aborda inovação, educação financeira, saúde mental e até inteligência artificial.

www.juicysantos.com.br - Instituto KondZilla lança curso gratuito de economia criativa

Com foco em jovens de 17 a 22 anos, a ação chegou à Baixada Santista com turmas presenciais e amplia o acesso para pessoas de todo o Brasil na modalidade online.

O curso tem 40 horas de duração e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), com patrocínio de empresas.

Economia criativa é geração de renda

Segundo pesquisa do SEBRAE-SP de 2023, o setor já representa mais de 4% do PIB brasileiro e é um dos principais caminhos para jovens em início de carreira atualmente. No contexto local, Santos aparece entre as cidades do interior paulista que mais concentram microempreendedores na área cultural, mostrando que, apesar das desigualdades, iniciativas desse tipo podem abrir portas para novos talentos.

A mesma pesquisa aponta, ainda, que aproximadamente 70% das vagas criadas nesse setor exigem algum tipo de formação em tecnologia ou produção de conteúdo digital — justamente áreas contempladas pelo curso lançado pelo Instituto KondZilla

Para quem está começando a carreira ou busca alternativas ao mercado tradicional, a economia criativa tem muito potencial.

Formações na faixa

A Escola de Criadores foi pensada para quem vive nas periferias das grandes cidades, trazendo temáticas que vão de produção audiovisual a estratégias para redes sociais e desenvolvimento de projetos culturais. Na modalidade online, qualquer jovem do Brasil pode se inscrever, com acesso às três trilhas formativas, tudo em uma plataforma digital. Além das aulas gravadas, há encontros ao vivo com especialistas, materiais de apoio e desafios práticos que podem render prêmios.

Para jovens do Guarujá, Santos, Cubatão e São Paulo, o curso presencial acontece de agosto a dezembro de 2025, sempre à tarde, com encontros às terças, quartas e quintas-feiras.

A seleção é feita em etapa dupla. Primeiramente, a pessoa faz a inscrição online e conclui a primeira trilha. Depois, participa de uma triagem presencial. As salas são pequenas, para garantir acompanhamento próximo. Assuntos como design, marketing, cultura digital e educação financeira fazem parte da grade.

O WhatsApp é o canal oficial para avisos e suporte durante todo o percurso.

www.juicysantos.com.br - Instituto KondZilla lança curso gratuito de economia criativa

Impacto no território

A Baixada Santista, marcada por desigualdades, também é um território de potência cultural, especialmente entre jovens e moradores das periferias. Segundo o IBGE, Guarujá lidera em número de moradores de favelas na região, mas também se destaca na presença de coletivos culturais e criativos. O curso gratuito voltado para a economia criativa busca, justamente, fortalecer essa cena, ao conectar novas chances de renda e desenvolvimento pessoal a partir da realidade de quem vive na região.

Além do aprendizado técnico, o curso propõe discussões sobre protagonismo, cidadania, saúde mental e atuação no mundo do trabalho.

O Instituto KondZilla pretende, com isso, inspirar processos de transformação social e multiplicação de conhecimentos dentro dos próprios territórios periféricos. Detalhe interessante: a iniciativa surge do trabalho de Konrad Dantas, criador da KondZilla, que cresceu no Guarujá e conhece de perto os desafios e potências desse público.

Como participar e garantir uma vaga

As inscrições para a Escola de Criadores Online já estão disponíveis para todo o Brasil. Para participar da turma presencial na Baixada Santista ou em São Paulo, você precisa ter entre 17 e 22 anos, morar em Guarujá, Cubatão ou Santos e passar pelo processo seletivo.

Avatar
Texto por

Contato