Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Festival do Fogo Sagrado celebra tradição Tupi-Guarani

Evento gratuito celebra a herança indígena em Peruíbe, na Terra Indígena Piaçaguera.

Tempo de leitura: 4 minutos

De 22 a 24 de agosto (sexta-feira a domingo), durante a Lua Nova, acontece um dos momentos mais simbólicos da cultura Tupi-Guarani: o Festival do Fogo Sagrado, conhecido como Tataruçu Katu. O fogo é um os elementos mais importantes desse povo. Ele simboliza a força da vida, a união entre as famílias e a conexão profunda com os ancestrais.

www.juicysantos.com.br - Festival do Fogo Sagrado celebra tradição Tupi-Guarani
Foto: Catharina Apolinário

Este ano, a Terra Indígena Piaçaguera, em Peruíbe, se prepara para receber a 5ª edição do festival, realizada na Aldeia Tabaçu Reko Ypy (TRY). Pela primeira vez, a entrada será totalmente gratuita. Ou seja, todo mundo pode participar e conhecer um pouco mais da herança indígena da Baixada Santista. 

Ao longo dos anos, o festival se consolidou como uma das celebrações indígenas mais importantes da região. Por isso, atrai não apenas membros de outras aldeias do litoral sul, mas também djuruás (não indígenas) que acompanham a iniciativa desde a primeira edição.

Três dias de tradição e espiritualidade

A programação é bem diversificada. Inclui Jogos Indígenas, rodas de conversa, cantos e danças tradicionais, apresentações de artistas contemporâneos, exposição de arte indígena, desfiles, exibição de filmes e, claro, a tradicional cerimônia de acendimento do fogo sagrado. Além disso, haverá alimentação comunitária e momentos de conexão ancestral, promovendo integração entre os participantes.

O morubixaba (cacique) Wera Moru explica a essência da celebração:

“O nosso Festival do Fogo Sagrado é uma cerimônia ancestral que reacende a chama do elemento fogo, símbolo de renovação, força, união e resistência. Serão três dias de celebração, espiritualidade, cultura viva e ancestralidade em movimento.”

Imersão ancestral

Segundo o cacique, o festival é muito mais do que um encontro. Na verdade, ele representa uma excelente oportunidade para quem deseja conhecer a aldeia e mergulhar nas tradições Tupi-Guarani, além de celebrar os talentos locais no audiovisual, música, artesanato e outras iniciativas comunitárias.

“Venham para a Aldeia Try e tragam, acima de tudo, respeito, escuta e o espírito aberto”, convida Wera Moru.

A Aldeia Tabaçu Reko Ypy, cujo nome significa “o Renascer da Grande Aldeia”, foi fundada em 2012 com o propósito de fortalecer a cultura Tupi-Guarani. Desde então, tornou-se um importante centro de preservação e difusão das tradições ancestrais.

Vale destacar que esta edição do Tataruçu Katu conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizados pela Prefeitura Municipal de Peruíbe por meio da Secretaria Municipal de Cultura. Esse apoio possibilita, pela primeira vez, a gratuidade do evento.

Por fim, para quem deseja vivenciar integralmente os três dias na Aldeia TRY, existe a possibilidade de acampar no local mediante pagamento de uma taxa. As reservas devem ser feitas através do formulário.

Programação completa

Sexta-feira (22 de agosto)

10h: Acolhida do Acampamento
18h: Cineminha Tabaçu (curtas-metragens indígenas)
19h30: Mbaipy Comunitário (jantar coletivo)
20h30: Cerimônia de canto sagrado Mborai

Sábado (23 de agosto)

8h: Inscrições para os Jogos Indígenas
9h: Início dos Jogos Tradicionais
10h: Abertura do Palco Arena com apresentações, falas de lideranças, cantos e danças
12h30: Almoço coletivo
15h: Cerimônia do Fogo Sagrado
18h: Jantar coletivo
19h30: Noite Cultural no Palco Arena com arte indígena e contemporânea

Domingo (24 de agosto)

  • 8h: Início das atividades
  • Continuação dos Jogos Indígenas
  • Desfile da Beleza Indígena
  • Atrações finais do Palco Arena
  • Encerramento dos jogos e premiações
  • Ritual de encerramento Awê
  • Jantar coletivo

Avatar
Texto por

Contato