Festival de Cinema Italiano em Santos: veja onde assistir
Em sua 20ª edição, maratona exibe clássicos e produções contemporâneas da Itália
Se a ideia é tirar a Baixada Santista da mesmice neste fim de outubro e novembro, tem novidade chegando pra ampliar os horizontes e assistir produções clássicas e inéditas do cinema europeu. Vem aí a 20ª edição do Festival de Cinema Italiano, ocupando salas e telinhas de norte a sul do Brasil.
E, claro, a Baixada Santista também vai poder curtir filmes inéditos e clássicos no combo presencial e digital.
Cena de Diamanti, de Ferzan Özpetek
A proposta do evento é trazer aquele gostinho de Itália direto para mais de 90 cidades brasileiras. Isso inclui cidades da nossa região, com 12 títulos inéditos no Brasil e uma seleção afetiva de 12 obras clássicas que marcaram época.
A festa do cinema italiano rola de 29 de outubro a 29 de novembro de 2025. Será tanto para quem curte a pipoca e poltrona do cinema quanto para quem prefere ver filme do sofá de casa.
Da Itália para o mundo
Pode reparar: basta olhar para a história do cinema mundial para notar como a produção italiana revolucionou as formas de contar histórias.
De fato, desde o neorrealismo até criações contemporâneas premiadas, nomes como Fellini, Antonioni, De Sica e Sophia Loren estão no imaginário até de quem não é cinéfilo. Além disso, não é por acaso que festivais como o de Veneza seguem disputadíssimos no circuito internacional.
Tanto é que, segundo a revista Variety, o interesse por filmes italianos cresceu 24% em plataformas de streaming nos últimos cinco anos. E isso ajudou a popularizar ainda mais o idioma e a cultura do país na nova geração.
Inclusive, aqui em Santos e região, festivais e mostras de cinema sempre encontram público fiel – um salve ao Santos Film Fest, Curta Santos, Mostra das Minas e tantos outros.
Dessa forma, a chegada da 20ª edição da mostra de filmes italianos reforça esse movimento de democratizar o acesso à produção audiovisual internacional. Ou seja, isso conecta o público local a um dos mais respeitados centros de criação artística do planeta.
20ª edição do festival
A edição 2025 do Festival de Cinema Italiano celebra duas décadas de cinefilia e intercâmbio cultural. Traz uma mistura bacana de lançamentos e filmes históricos.
Nesta rodada, o público da Baixada Santista poderá conferir produções recentes que mexeram com a cena europeia. Por exemplo, “Le Assaggiatrici” (As Provadoras de Hitler), de Silvio Soldini, inspirado nas mulheres que testavam a comida de Hitler; “L’Abbaglio” (A Ilusão), sobre estratégias militares de Garibaldi; e “Hey Joe”.
A lista de inéditos também inclui “Le Città di Pianura” (A Última Rodada), que esteve na seleção oficial do Festival de Cannes 2025. O filme promete cair no gosto dos fãs de road movies.
Diamanti, de Ferzan Özpetek, destaca-se por ter 18 atrizes italianas em papéis centrais para contar a história das irmãs Alberta e Gabriella Canova, donas de um ateliê de figurinos cinematográficos nos anos 1970. O longa ganhou o Nastro d’Argento na categoria de “Filme do Ano”, recebeu duas indicações e venceu um prêmio David di Donatello.
Já para quem curte nostalgia e história, o festival investe na chamada Seção Retrospectiva. Essa é a chance de (re)ver na tela grande “Ladri di Biciclette” (Ladrões de Bicicletas), uma das maiores referências do neorrealismo. Ou viajar pelos episódios de “Paisà”, de Rossellini, que retrata a libertação da Itália durante a Segunda Guerra.
Troféu especial
E as novidades não param: todos os filmes clássicos e inéditos dessa edição também ficam disponíveis online. Ao final do festival, o longa mais visto no streaming recebe o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano – reconhecimento para a força do público fora das salas e aquele empurrão no uso da tecnologia na relação com o cinema.
O troféu 2025, criado pelo artista Márcio Casarotti, recebeu o nome de “Il maestro delle immagini eterne” (O mestre das imagens eternas). É uma homenagem à eterna conexão entre artistas, público e as pequenas grandes histórias contadas na sétima arte.
Cine Posto 4
Na Baixada Santista, o Cine Posto 4 foi escolhido para receber as sessões presenciais da mostra. Conhecido por sua programação diversificada e compromisso com a cultura cinematográfica, o espaço se consolidou como ponto de encontro para os amantes da sétima arte na região.
Foto: Marcelo Martins/Arquivo PMS
Além disso, o cinema oferece infraestrutura completa e confortável para quem quer viver a experiência do cinema italiano na tela grande. As sessões prometem reunir diferentes gerações em torno de histórias marcantes. A programação está disponível no site oficial do Festival de Cinema Italiano.
Como aproveitar o festival de cinema italiano
Para quem mora ou está de passagem pela Baixada Santista, a chegada da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano representa mais do que uma simples opção de lazer. Na verdade, é uma oportunidade de sair do roteiro óbvio, descobrir histórias contadas em outras línguas e ampliar o repertório cultural sem precisar sair da região – ou até mesmo de casa.
Mais do que maratonar filmes premiados, o festival busca conectar o público local ao que há de mais relevante na produção contemporânea da Itália. Ao mesmo tempo, celebra grandes mestres do passado, reforçando a importância da tradição e da inovação no cinema italiano.