Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Festival Curta Santos abre inscrições para filmes em sua 23ª edição

Quatro categorias estarão nas mostras, inclusive uma dedicada a vídeos curtos verticais

Tempo de leitura: 3 minutos

O Festival Curta Santos chega à sua 23ª edição em 2025 e já está com inscrições abertas. É para quem tem aquela produção guardada esperando uma oportunidade de ganhar as telonas. Seja um curta-metragem produzido na Baixada Santista, um videoclipe de uma banda local ou até aquele filme de bolso gravado verticalmente no celular, agora é a hora de mostrar seu trabalho para o público de Santos (e para o Brasil).

Até 21 de setembro, realizadores podem enviar seus trabalhos para as mostras do Curta Santos.

www.juicysantos.com.br =- Festival Curta Santos abre inscrições para filmes em sua 23ª edição

A novidade, em 2025, é a seleção “Tudo Em Pé”, voltada para vídeos curtinhos e verticais. Vale para uma gravação de até 90 segundos, em formato para celular mesmo. Esses novos jeitos de contar histórias impulsionaram festivais pelo país a abrirem categorias específicas. Afinal, criar conteúdo para o feed é uma verdadeira arte nos tempos de hoje. Isso só reforça o quanto o Curta Santos está atento ao movimento audiovisual atual e segue inovando.

História de paixão pelo cinema

Quando falamos de audiovisual por aqui, não é exagero dizer que Santos é referência. A região tem tradição em revelar talentos e servir de cenário para filmes. Estes filmes reúnem da praia ao centro histórico nos roteiros. Nos últimos anos, o crescimento dos festivais de cinema pelo Brasil tem aberto portas não só para novos nomes. Mas também para formatos diferentes, como videoclipes e filmes para as redes sociais.

O que tem de novo no 23º Festival Curta Santos

Este ano, o 23º Festival Curta Santos mantém a tradição com as conhecidas mostras “Olhar Caiçara” (curtas-metragens da Baixada Santista). Também inclui “Videoclipe Caiçara” (focados em clipes regionais) e “Olhar Brasilis” (para produções nacionais).

Mas a novidade fica mesmo por conta da mostra “Tudo Em Pé”. Aberta para vídeos de até 90 segundos. Gravados em formato vertical e com tema livre, essa categoria promete atrair quem adora produzir conteúdo no celular, seja narrando uma história, experimentando linguagens visuais ou mostrando cenas do cotidiano.

Para quem está começando ou já tem experiência no universo audiovisual, as inscrições são inteiramente online, por meio de um formulário disponível nas redes sociais do festival.

Vale lembrar, os curtas concorrentes podem ter até 20 minutos de duração. Já os videoclipes devem estar atrelados a uma faixa musical.

Além da mostra competitiva, a programação do Festival Curta Santos inclui outras atividades espalhadas pela cidade, como oficinas, debates e sessões especiais. Tudo para movimentar a agenda cultural da cidade e aproximar o público do universo do audiovisual.

Avatar
Texto por

Contato