Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Festival Acessível em Santos: evento estreia com programação inclusiva

A Baixada Santista vai ganhar um novo evento que promove a acessibilidade e a democratização da cultura para todas as pessoas. O Festival Acessível em Santos promete reunir arte, tecnologia e inclusão em uma programação completamente acessível em um só lugar.

No dia 12 de abril (sábado), o Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) recebe uma programação especial e gratuita para celebrar e debater questões de inclusão na cultura e na cidade.

www.juicysantos.com.br - Festival Acessível em Santos: evento estreia com programação inclusiva

Para isso, haverá audiodescrição, legenda descritiva, interpretação em LIBRAS e sessões de cinema adaptadas para pessoas neurodivergentes. O espaço também disponibilizará abafadores de ruído para quem precisar.

Um dos pontos altos do festival é o pré-lançamento do livro “Breve Manual da Acessibilidade Cultural na Prática”, que serve como um guia prático para a incorporação de acessibilidade em projetos culturais. Segundo a autora, Noa Marchese, publicações como esta são essenciais, visto que muitos produtores ainda desconhecem as ferramentas disponíveis para tornar eventos culturalmente acessíveis.

Educação e inclusão

O evento começa às 15 horas com a palestra “Acessibilidade Cultural na Prática”, com a própria Noa.

A palestra visa educar e inspirar profissionais da área cultural sobre a importância e a implementação de práticas acessíveis.

“A acessibilidade não é um favor ou um diferencial, é um direito fundamental. Queremos que esse festival inspire mudanças concretas no modo como a cultura é produzida e consumida no Brasil”, destaca Noa.

Durante o evento, o público poderá se cadastrar para receber um exemplar gratuito do livro pelos Correios. Além da versão impressa, pessoas com deficiência visual também poderão ganhar a versão em audiolivro. Durante um mês após o pré-lançamento, o livro terá envio gratuito para todo o Brasil.

Em seguida, o festival oferece uma aula aberta de LIBRAS, permitindo que todos os participantes aprendam o básico desta importante linguagem de sinais. Ou seja, uma ótima forma de começar a quebrar as barreiras no dia a dia.

Veja mais destaques do Festival Acessível em Santos

Às 18h30, o palco do festival recebe o espetáculo A Herança é Caiçara, que mistura capoeira, circo e percussão para contar a lenda do Ipupiara, um monstro marinho que habitava o litoral caiçara no século XVI. O espetáculo tem direção de Allan Alves Plock e roteiro e atuação de Flavi da Silva Lima, Jorge Miguel de Azevedo e Letycia Gonçalves. A trilha sonora é assinada por Luddy Gomes de Carvalho e a produção conta com José Leônidas Prescinato como técnico de segurança.

E, a partir das 20h, tem início uma seleção especial de curtas-metragens vencedores da categoria Olhar Caiçara do Curta Santos, um dos mais importantes festivais de curtas do Brasil. Os filmes premiados nos últimos três anos ganham recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda descritiva e janelas de LIBRAS. Além disso, a primeira sessão contará com som e luz reduzidos, proporcionando maior conforto para pessoas neurodivergentes.

Ei, vem fazer parte do nosso grupo do Juicy Santos no Whatsapp

Esses são os curtas emexibição

  • Neurótico & Consciente – Dirigido por Andrey Haag e produzido pelo coletivo Olhar Marginal, o curta acompanha Pedro, um jovem de 18 anos que vende trufas na praia quando encontra uma entidade misteriosa que relembra acontecimentos do passado envolvendo seu pai. O filme explora a importância do funk na autoestima e na liberdade periférica.
  • Se Trans for Mar – Dirigido por Cibele Appes, o filme conta a história de Iara, uma mulher trans que encontra no mar um espaço para lidar com o passado e com os pensamentos que a assombram. Quando uma paixão inesperada surge, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela. Se Trans for Mar desafia estereótipos e apresenta uma narrativa sensível sobre identidade e afeto.
  • Raízes do Mercado – Dirigido por Daniel Calado Souza, Francina Ferreira de Lisboa, Jaime Santos e Samara Faustino, o documentário se originou durante oficinas do Instituto Querô e apresenta a história dos bairros Vila Nova e Paquetá, em Santos, explorando a relação da região com as moradias em cortiços próximas ao Mercado Municipal.

O Festival Acessível em Santos acontece das 15 às 22 horas. O endereço é Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.

Avatar
Texto por