Curta Santos 2024: festival exibe mais de 40 filmes gratuitamente
O Festival de Cinema de Santos – Curta Santos 2024 está de volta com uma programação diversificada e totalmente gratuita entre os dias 6 e 10 de novembro (quarta-feira a domingo). Nesta sua 22ª edição, traz o tema “O Cinema de Transformação” e faz uma homenagem merecidíssima à cineasta Anna Muylaert. E, pra quem ama cinema, começou a maratona: o evento ocupará diversos espaços da cidade, incluindo o Teatro Guarany, Sesc Santos e o Museu da Imagem e do Som (MISS), com mais de 40 produções, entre longas, curtas e videoclipes.
A abertura acontece na quarta-feira (6 de novembro), às 19h30, no Teatro Guarany, com uma homenagem especial a uma das pioneiras do cinema nacional, Anna Muylaert, seguida da pré-estreia de seu novo filme “O Clube das Mulheres de Negócios”. Vale lembrar que tem um santista talentosíssimo no elenco: Tales Ordakji.
No dia seguinte, a diretora de sucessos como “Que Horas Ela Volta” e “Durval Discos” participará de uma roda de conversa com o público no Sesc Santos.
As mostras do Curta Santos 2024
O festival conta com três mostras principais: Olhar Caiçara (produções da Baixada Santista), Olhar Brasilis (filmes nacionais) e Videoclipe Caiçara. Entre os destaques da mostra regional, estão produções como “Cherry, Passion Fruit”, de Renato José Duque, e “Reflorescer – Maternidade Sapatão”, de Isabella Graça.
Os melhores trabalhos serão premiados com o Troféu Maurice Lègeard em diversas categorias, incluindo Direção, Roteiro e Fotografia. Além disso, os vencedores das mostras Olhar Brasilis e Olhar Caiçara receberão o Prêmio Edna Fuji, que oferece R$ 10 mil em locação de equipamentos para futuros projetos. Na categoria Videoclipe Caiçara, o prêmio será de R$ 8 mil.
E a cultura não para!
O Curta Santos sempre traz uma série de atividades paralelas incríveis. Para este ano, a curadoria reservou algumas surpresas.
Para os amantes do terror, uma atração especial promete arrepios: o Passeio Assombrado Contos de Terror e Lendas Macabras da Ilha de Santos, conduzido pelo cineasta Dino Menezes na Estação do Valongo na sexta-feira (8 de novembro), às 23h30.
O festival também dá espaço especial para produções femininas através da Mostra das Minas, primeira e única mostra da região dedicada exclusivamente ao trabalho de mulheres cis, trans e outras identidades femininas.
O encerramento e a cerimônia de premiação acontecem no domingo (10 de novembro), às 19h30, no MISS.
Veja aqui a programação completa do Festival de Cinema de Santos
O Curta Santos é realizado pela associação Olhar Caiçara em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos e a Secretaria Municipal de Cultura, contando com apoio do Sesc Santos e outras instituições.
A entrada de toda a agenda do Curta Santos 2024 é 100% gratuita.