FESTA 2025: Festival Santista de Teatro celebra 90 anos de Plínio Marcos
No ano em que se comemorariam os 90 anos de Plínio Marcos, dramaturgo santista que deixou sua marca na cultura nacional, o Festival Santista de Teatro (FESTA) prepara uma edição mais do que especial.
O mais antigo festival de artes cênicas em atividade do Brasil acontece de 30 de agosto a 7 de setembro em Santos. E grupos já podem se inscrever para as mostras competitivas.
Saiba mais sobre a 67ª edição do FESTA – Festival Santista de Teatro
Grupos e coletivos teatrais da Baixada Santista têm até o dia 22 de junho para enviar suas propostas.
Este ano, o FESTA está estruturado em duas categorias principais: “Produções Teatrais da Baixada Santista” e “Ação Plínio Marcos Baixada Santista”. Portanto, esta última é especialmente dedicada a obras que dialogam diretamente com a vida e obra de Plínio Marcos, seja através de intervenções, leituras dramáticas ou performances.
As inscrições são exclusivamente online. A curadoria do FESTA selecionará cinco obras para cada categoria, totalizando 10 trabalhos na Mostra Regional.
Plínio Marcos, autor que explorou as camadas mais profundas da sociedade, deixou um legado único que ainda ressoa fortemente no teatro brasileiro. Seu estilo direto e crítico transformou a linguagem cênica do país. E o FESTA oferece uma plataforma para que novos artistas e grupos teatrais da área honrem e revitalizem seus temas e abordagens.
A longevidade do FESTA
Iniciado em 1958 por Patricia Galvão, a Pagu, o FESTA não só é o festival de artes cênicas mais antigo em atividade no país, mas também um evento declarado como Patrimônio Cultural Imaterial de Santos. Dessa forma, reflete não apenas a sua importância histórica, mas também o seu papel vital em influenciar políticas culturais e educar novas gerações de artistas na região.
Todo ano, o festival se reinventa, sempre com diálogos com a comunidade artística, para refletir as novas vozes e tendências dentro do cenário teatral, mantendo-se relevante e essencial.
O FESTA tem um histórico como ponto de partida para muitos artistas de renome e continua a ser um espaço que incentiva o debate e a reflexão sobre as artes e políticas culturais. E a edição deste ano celebra a vida e a obra de Plínio Marcos, além de ajudar a descobrir e valorizar novos talentos que levam adiante o legado teatral que ele deixou.