Agora o diagnóstico de coronavírus em Santos vai sair em 48 horas
Até alguns dias atrás, não havia casos de coronavírus em Santos.
Mas, rapidamente, os números começaram a mudar. Agora (dia 1º de abril), somam-se 49 casos confirmados na cidade. O motivo desse aumento repentino é simples: o Instituto Adolfo Lutz, laboratório de referência no Estado, está sobrecarregado. E o resultado dos exames demora mais de dez dias úteis para ficar pronto.
Muito tempo, né?
Mas agora o diagnóstico de coronavírus em Santos será rápido
O motivo é simples: os casos suspeitos de Covid-19 passaram a ser analisados em laboratório particular. A mudança acontece a partir desta quarta-feira, 1º de abril, e vale para pacientes internados em unidades de saúde municipais em Santos.
De acordo com a divulgação, o tempo de espera será de, no máximo, 48 horas.
Para acelerar os diagnósticos, a Secretaria de Saúde (SMS) contratou o Laboratório Centro de Genomas. A estimativa é que, diariamente, entre 50 e 100 exames sejam enviados para análise. O pagamento será feito de acordo com a entrega dos resultados, ao valor de R$ 150 por exame.
“Entendemos ser de extrema importância termos o quanto antes os resultados das análises laboratoriais para que possamos adotar, o mais breve possível, as medidas de enfrentamento necessárias ao novo coronavírus”, afirma Fábio Ferraz, secretário de Saúde.
Profissionais de saúde que atuam nas unidades municipais também terão direito a realizar o exame no caso de suspeita de Covid-19.
Como funciona o exame de coronavírus
Assim como o Instituto Adolfo Lutz, o Laboratório Centro de Genomas faz as análises a partir de testes moleculares, tecnicamente conhecidos como RT-PCR. Ou seja, são exames de alta precisão e confiabilidade. O laboratório também fica responsável pelo fornecimento dos insumos necessários para a coleta das amostras, além da retirada delas na Seção Centro de Diagnóstico da SMS.
O exame é feito a partir da amostra de secreções das mucosas nasal e oral.
Pico do coronavírus em Santos
Segundo a análise de especialistas, o pico do corona por aqui será na segunda quinzena do mês de abril. Por isso, a cidade está se preparando para atender a demanda que deve surgir.
De acordo com informações da Prefeitura, a cidade terá mais de 500 novos leitos públicos de clínica médica e UTI a partir de abril. Eles serão abertos nos hospitais de campanha, ou seja, estruturas temporárias voltadas ao atendimento em situações de emergência.
Para conferir todas as atitudes tomas para o pico do coronavírus em Santos, clique aqui!