Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Da Baixada Santista para os EUA, Instituto Elos fortalece rede pelo acesso à moradia social

Uma organização brasileira – e de Santos – está colaborando para descobrir soluções para um problema decisivo nos Estados Unidos. Nas próximas eleições presidenciais de 2024, inclusive, esse assunto é um dos mais abordados pelos dois candidatos entre seus eleitores. O Instituto Elos, referência mundial em tecnologias sociais, recebeu convite para uma missão especial no país norteamericano: fazer a galera aceitar que conjuntos habitacionais também podem ser locais de desenvolvimento territorial.

www.juicysantos.com.br - Da Baixada Santista para os EUA, Instituto Elos fortalece rede pelo acesso à moradia social

O grande desafio? Enfrentar aquela famosa resistência dos americanos conhecida pela expressão NIMBY (sigla em inglês para “not in my backyard” ou “não no meu quintal”). Sabe quando a pessoa fala que apoia uma causa, mas não quer ela pertinho de casa? Pois é, isso tem atrapalhado muito a construção de moradias populares nos EUA. A nação hoje tem um déficit de mais de 2 milhões de residências, de acordo com pesquisa da Business Insider.

A primeira vitória já aconteceu em 2023, quando o Elos conseguiu um verdadeiro milagre: convenceu moradores da cidade de Lynwood, no estado de Washington, a apoiarem a construção de apartamentos populares na região.

Sugestões para você

Após mediar os embates entre a Housing Authority of Snohomish County (Hasco) e moradores da região inicialmente contrários ao projeto, o time do Elos conseguiu que os atores locais estabelecessem a articulação necessária para que o projeto recebesse aprovação no segundo semestre de 2023.

“Trabalhar com a equipe do Elos tem sido uma experiência maravilhosa. Eles me ajudaram a olhar para os problemas de uma perspectiva diferente, facilitando a visualização das soluções. Onde eu via problemas, eles viam oportunidades. E especialmente na minha área, trabalho muito com dados e números, e é muito fácil perder-se do objetivo final, mas quando voltei a me concentrar no impacto que as decisões podem ter nas pessoas, o caminho torna-se muito mais claro”, comemora Duane Leonard, diretor-executivo da Housing Authority of Snohomish County (HASCO)

Planos e sonhos para um território

A ação deu tão certo que a Hasco chamou a entidade para retornar em setembro e outubro de 2024. Agora, de volta aos EUA para expandir ainda mais essa iniciativa, a equipe realiza as chamadas “vivências Oásis”. São reuniões nas quais a comunidade e parceiros locais se juntam para criar planos para a região.

Vem pra comunidade do Juicy Santos pra receber as melhores dicas sobre Santos e região

“É o momento em que vamos ampliar o sonho que foi construído lá atrás. Nossa metodologia trabalha por uma perspectiva de expansão, em que não basta resolver o problema:é preciso imaginar e construir cenários depois que o sonho foi realizado.”, explica o diretor do Instituto Elos, Rodrigo Rubido. “Com a Hasco, identificamos que os americanos observam o acesso à moradia a partir de uma perspectiva individual que não está ajudando a encontrar ferramentas para um problema que é social e necessita de tecnologias baseadas no senso de comunidade e de pertencimento”.

www.juicysantos.com.br - Da Baixada Santista para os EUA, Instituto Elos fortalece rede pelo acesso à moradia social

Vale lembrar que o Instituto Elos não é novato no assunto. Desde 1999, já formou mais de 3 mil lideranças e impactou meio milhão de pessoas em quase mil comunidades pelo mundo. Em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, contribui para tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.

O Instituto Elos apareceu como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em cinco edições da premiação. E foi premiado pela Fundação Banco do Brasil pela tecnologia Jogo Oasis na categoria Política Pública.

Nada mal para uma organização nascida em Santos, né?

Avatar
Texto por