Cinebudega no Sesc Santos celebra grandes atuações do cinema nacional
Junho e julho serão meses especiais para os fãs de cinema. O projeto Cinebudega, do Sesc Santos, traz a mostra “A cena e a vida: atuação no cinema brasileiro contemporâneo”. Com exibições e debates, o evento convida a refletir sobre o papel dos atores na cinematografia contemporânea nacional. E um dos destaques é a participação, na abertura, do ator Jesuíta Barbosa.
O engajamento do público com filmes brasileiros vem crescendo desde o sucesso Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. E a onda continua com produções criativas e que estão ganhando elogios aqui e no mundo todo, como O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. E muito desse sucesso existe por conta das atuações que trazem realismo e profundidade às narrativas.
O audiovisual brasileiro hoje transcende as fronteiras do país, ganhando espaço em festivais internacionais e recebendo olhares críticos sobre a competência dos seus atores. Este movimento fortalece a indústria e amplia as discussões sobre técnicas e performances, ponto central da mostra Cinebudega, no Sesc Santos.
Nuances do cinema nacional
A programação do Cinebudega abrange desde filmes consagrados até produções independentes, oferecendo uma visão ampla das capacidades expressivas de atores e atrizes brasileiros. Entre os destaques, estão obras como O Animal Cordial e Saneamento Básico – o filme (com Fernanda Torres e Wagner Moura), que desafiam os atores a entregarem performances que dialogam diretamente com questões sociais e culturais brasileiras.
São cinco longas e dois curtas, em parceria com o Cineclube Casa3. Esta é uma iniciativa de exibição e debate de filmes brasileiros em sessões gratuitas na cidade de Guarujá.
Logo após cada sessão, rolam discussões mediadas por Eduardo Bordinhon, curador do evento, abrindo espaço para que o público e especialistas dissequem as nuances da atuação nas obras.
Anote: será de 18 de junho a 23 de julho, sempre às 19 horas das quartas-feiras, no auditório do Sesc Santos. A entrada é gratuita.
Para a abertura (18 de junho, quarta-feira), o ator Jesuíta Barbosa estará presente para conversar com o público depois dos curtas-metragens O melhor amigo, do diretor cearense Allan Deberton e Água doce, de Antonio Miano.
Veja a agenda do Cinebudega no Sesc Santos
Quarta-feira, 18/05 | 19h
“O melhor amigo”
Direção: Allan Deberton
Sinopse: Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir à praia.
“Água doce”
Direção: Antonio Miano
Sinopse: Primos com um passado complexo se reencontram para decidir o futuro da fazenda do avô, despertando memórias e conflitos antigos.
Abertura com exibição dos dois documentários, seguido de bate-papo com o ator Jesuíta Barbosa com a mediação do também ator, pesquisador e curador Eduardo Bordinhon.
Quarta-feira, 25/06 | 19h
“O Animal Cordial”
Direção: Gabriela Amaral Almeida
Sinopse: Inácio é o dono de um restaurante de classe média. Sua postura controladora gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão no local: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.
Quarta-feira, 02/07 | 19h
“Saneamento básico – o filme”
Direção: Jorge Furtado
Sinopse: Na pequena Linha Cristal, a comunidade se mobiliza para construir uma fossa no arroio e acabar com o mau cheiro. Marina, a líder do movimento, descobre que a Prefeitura este ano só tem verba para produzir um vídeo de ficção. Então ela e seu marido Joaquim resolvem filmar a história de um monstro que surge no meio das obras de saneamento. Marina escreve um roteiro, Joaquim faz uma fantasia. Silene aceita ser atriz, Fabrício tem uma câmara. Aos poucos, as filmagens vão envolvendo todos os moradores do local.
Aqui tem mais notícias sobre Santos e região
Quarta-feira, 16/07 | 19h
“Arábia”
Direção: Affonso Uchôa; João Dumans
Sinopse: Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.
Quarta-feira, 23/07 | 19h
“Temporada”
Direção: André Novais Oliveira
Sinopse: Juliana está se mudando de Itaúna, no interior do estado, para a periferia de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, para trabalhar no combate a endemias na região. Em seu novo trabalho ela conhece pessoas e vive situações pouco usuais que começam a mudar sua vida. Ao mesmo tempo, ela enfrenta as dificuldades no relacionamento com seu marido.
O Sesc Santos fica na Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida.
Quer saber das novidades antes de todo mundo? Entre no grupo VIP do Juicy Santos no WhatsApp.