Quais são as cidades-irmãs de Santos e o que isso significa?
Em março deste ano de 2019, a lista de cidades-irmãs de Santos cresceu com a assinatura do termo de irmanação entre Santos e Lousã (Portugal). Mas você sabe o que são as cidades-irmãs e para quê exatamente essa irmandade serve?
Se acaso sua resposta for não, continue a leitura. O Juicy Santos vai te explicar qual o objetivo da irmandade e também quais cidades do mundo são irmãs de Santos.
Pra começar, vamos enumerar. O parentesco está estabelecido com municípios de 15 países diferentes.
Cidades-irmãs: o que são e para quem servem?
Imagem: Reprodução
Em resumo, esse é um conceito que tem como meta implementar relações e mecanismos entre as duas cidades para o intercâmbio de experiências e conhecimentos econômicos, sociais e culturais. Em outras palavras, as cidades-irmãs são cidades que mantém laços de cooperação.
Só para ilustrar, recentemente, nós ficamos sabendo que em breve teremos um bonde japonês em Santos. O bonde dos anos 50 foi mega importante para a história de Nagasaki e estará nos trilhos da cidade porque as duas são cidades-irmãs. O processo de doação teve início em 2012, quando a irmanação e completou 40 anos. E, por isso, o então prefeito da cidade japonesa esteve em terras caiçaras. Durante a visita, rolou a promessa da doação do veículo, o que só foi formalizado em 2014. A apresentação do bonde à população aconteceu em 2016.
Durante a cerimônia de irmanação mais recente, entre Santos e Lousã, o residente da Câmara dos Vereadores (equivalente a prefeito) de Lousã, Luis Antunes, comentou que este era um grande dia.
“Sinto-me honrado por essa cerimônia. Desde a metade do século 19, muitos lousanienses estão nessa terra, então, hoje, é dia de estreitar laços, reconhecer esforços e abrir caminho para o futuro”.
Atualmente, as cidades-irmãs de Santos são:
- Coimbra, Funchal, Ansião, Arouca, Porto e Lousã (Portugal)
- Shimonoseki e Nagasaki (Japão)
- Trieste (Itália) – curiosidade: também temos um bonde em Santos desse município
- Ushuaia (Argentina)
- Havana (Cuba)
- Thaizou, Ningbo e Rizhao (China)
- Constança (Romênia)
- Ulsan (Coreia do Sul)
- Colón (Panamá)
- Cadiz (Espanha)
- Fernando de la Mora (Paraguai)
- Callao (Peru)
- Veracruz (México)
- Alajuela (Costa Rica)
- Kenitra (Marrocos)
E aí, o que você gostaria de ver de intercâmbio cultural dessas cidades em Santos e o que já viu acontecer? Quais outras cidades poderiam se tornar irmãs de Santos?!