Candidatos à Prefeitura de Santos 2016
A contar de hoje, falta exatamente um mês para as eleições 2016.
O primeiro turno das votações, que busca escolher os próximos prefeito e vereadores, acontece no dia 2 de outubro (domingo).
Apesar da proximidade, é grande o número de pessoas que ainda não decidiram quem receberá seus votos ou que nem sabem que são os OITO candidatos santistas.
Para te ajudar, o Juicy Santos pesquisou a respeito do histórico de cada um deles.
Vale lembrar que, caso nenhum candidato consiga a maioria dos votos válidos (o que exclui votos brancos e nulos), teremos 2° turno, marcado para o dia 30 de outubro (também domingo).
Confira abaixo todos os candidatos à Prefeitura de Santos 2016 (listados em ordem alfabética):
Imagem: Reprodução
Carina Vitral (65)
Partido Comunista do Brasil/PCdoB – (vice Reinaldo Martins – PT)
Histórico: Essa é a primeira vez que a santista de 28 anos concorre a um cargo público eletivo. Seu nome, no entanto, é conhecido por presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Carina Vitral começou a militância política na adolescência. Por aqui, foi diretora do Centro dos Estudantes de Santos (CES). Estudou na UFSC e, recentemente, se transferiu para a PUC-SP.
Débora Camilo (50)
Partido Popular Socialista/PSol (vice Mauro Mariano)
Histórico: Essa é a segunda tentativa de Débora Camilo na política. Nas últimas eleições, ela se candidatou para deputada estadual. Na ocasião, conseguiu 1.065 votos e não entrou.
É advogada e atualmente coordenadora de cultura e cidadania do projeto Educafro. Além disso, compõe a Comissão da Verdade e da escravidão Negra na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aqui de Santos.
Facebook | Instagram
Edgar Boturão (90)
Partido Republicado da Ordem Social/PROS (vice Leandro Velasco)
Histórico: Essa é a estreia do jornalista nas urnas ao concorrer à Prefeitura de Santos.
Seu nome se tornou conhecido por ter atuado em diversas empresas de comunicação da cidade. Entre elas, a grande maioria tratava de política, como debates de rádio e TV. “Cansei de participar, propor, interagir. Chegou a hora da ação. Por isso, resolvi disponibilizar meu nome nesta disputa”, explicou, em entrevista ao jornal Diário do Litoral.
Facebook | Instagram
Professor Genival Bezerra (27)
Partido Social Democrata Cristão/PSDC (vice Marcos Antonio Marques)
Histórico:
Genival Bezerra é formado em Pedagogia, Jornalismo e Sociologia. Sua especialidade é gestão pública e hospitalar.
Essa é a primeira vez que ele tenta uma candidatura o que, segundo o mesmo, seria uma oportunidade de deixar um anônimo dizer suas propostas.
Facebook | Instagram
Leia também
Nenhuma mulher é vereadora na Câmara de Santos (alô, eleições municipais)
Representatividade feminina já: 10 possíveis vereadoras para Santos
Hélio Hallite (28)
Partido Renovador Trabalhista Brasileiro/PRTB (vice Eduardo Dardaqui)
Histórico: Para Hallite, essa também é a primeira vez concorrendo à prefeitura da cidade.
É especialista em Comércio Exterior e Gestão de Terminais portuários (com formação na Universidade Santa Cecilia), tem experiência internacional na área portuária. Também atua como professor e gestor de ensino.
Facebook | Instagram
Marcelo Del Bosco (23)
Partido Popular Socialista/PSS (vice Moyses Fernandes)
Histórico: Del Bosco, 44 anos, está em seu terceiro mandato como vereador da cidade de Santos.
Na Câmara, são mais de 10 projetos de leis aprovados. Também foi Secretário de Defesa da Cidadania, durante o atual governo do prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no período entre janeiro de 2013 e março de 2014.
Paulo Alexandre Barbosa (45)
Partido Social Democracia Brasileira/PSDB (vice Sandoval Soares)
Histórico: O atual prefeito da cidade começou sua carreira política aos 22 anos. Na época, ocupou cargos no Governo Estadual. Seu currículo tem ainda duas eleições como deputado estadual e os cargos de Secretário de Desenvolvimento Social do Estado e Secretário de Adjunto de Educação do estado.
Paulo Schiff (12)
Partido Democrático Trabalhista/PDT (vice Evaldo Stanislau – Rede)
Histórico:
Essa é a primeira vez que Paulo Schiff, 64 anos, concorre à Prefeitura de Santos.
O candidato, que é engenheiro civil e jornalista, passou grande parte de sua vida trabalhando com comunicação na Baixada Santista. Ocupou cargos na TV, rádio e impresso. Apenas uma vez, entre 1983 e 1986, esteve em um posto público, quando foi diretor do escritório regional de planejamento da Baixada Santista e Vale do Ribeira.
Facebook | Instagram
O que faz um prefeito?
O prefeito é a principal autoridade política da cidade. É ele quem administra os serviços públicos locais, ou seja, decide o que será feito com os recursos vindos de impostos e repasses do Estado e da União.
Também está em sua função sancionar e revogar leis, assim como vetar propostas institucionais ou que não atendam o interesse público.
E o vice-prefeito?
Ele é o segundo na hierarquia municipal. É sua atribuição auxiliar na administração da cidade, discutir e definir melhorias para o município.
Na ausência do prefeito, por conta de viagens, licença ou mandato cassado, ele assume o posto do titular.